Snacks saudáveis: receita de trufas de tâmara e cacau

A nutricionista Vanessa Ceccatto, do Centro APS, ensina uma receita deliciosa de trufas de tâmara e cacau

O que é mais gostoso do que saborear aquela comidinha maravilhosa e, ainda, cuidar da saúde? Escolher bem os alimentos e receitas que compõem nossa rotina é a chave fundamental para ter um estilo de vida mais saudável, cuidando do bem-estar não só do corpo, mas também da mente. Dessa forma, a Revista Ampla traz, semanalmente, dicas de receitas saudáveis e práticas para você colocar a mão na massa e transformar a sua alimentação – e sua vida!

Leia também: Doces práticos e saudáveis: torta de maracujá com brownie

E como falar de alimentação sem pensar nos tão adorados lanchinhos? Aquelas beliscadas entre uma refeição e outra, quando muitas vezes você não está faminto, mas sim com vontade de mastigar algo gostoso, podem ser prejudiciais à saúde – e ao processo de emagrecimento, quando for o caso – se não forem bem rastreadas. Por isso, a nutricionista Vanessa Ceccatto, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, traz oito dicas deliciosas de snacks salgados e doces para incluir na sua rotina alimentar. As receitas são compostas por ingredientes mais saudáveis e balanceadas, mas vale lembrar que nada deve ser consumido em excesso.

Receitas fáceis e saudáveis para colocar em prática

Confira a primeira receita:

Trufas de tâmara e cacau

Rendimento: 11 trufas (25g cada)

Ingredientes

Para as trufas

  • 20 tâmaras sem caroço
  • 2 colheres (sopa) de cacau cru em pó (100%)
  • 1 colher (sopa) de manteiga de amêndoas também pode ser de amendoim
  • Nozes (opcional)

Para a cobertura

  • Cacau em pó
  • Coco ralado
  • Bagas de goji trituradas

Modo de preparo

  1. Comece retirando o caroço das tâmaras e coloque-as em um processador de alimentos (também dá com um liquidificador), o cacau e a pasta de amêndoas. Triture na velocidade máxima até obter uma pasta.
  2. Retire a mistura para um prato.
  3. Corte as nozes em pedaços pequenos (as nozes são opcionais, mas dão um crocante às trufas) e misture juntamente com a pasta de tâmaras.
  4. Com as mãos molhadas retire um pedaço de pasta (pode ser com a ajuda de uma colher) faça bolas com a massa. Repetir o processo até terminar toda a pasta.
  5. Para a cobertura das trufas use o cacau em pó, coco ralado e bagas de goji trituradas (pode usar o que mais gostar).
  6. Para as conservar coloque num recipiente de vidro e leve à geladeira, ficando mais firmes.

Dica: evite o uso do cacau em pó (esse que se compra nos supermercados), pois, passa por um processo de torra dos grãos em uma temperatura de 130 °C (processo que torna as gorduras saudáveis do cacau em gordura saturada, perdendo vitaminas e outros minerais). Adquira o cacau cru em pó em lojas de confeiteiro ou especializadas em chocolates.

Curiosidade

A tâmara, além de ter um sabor doce é um fruto nutricionalmente muito rico. É rica em fibras (pincipalmente a celulose) ideal para quem sofre de problemas intestinais, pois, funciona com um laxante natural. Fonte de vitaminas do complexo B, onde a B5, que ajuda a regular os níveis de energia, funcionada como tranquilizante e relaxante e estimula a formação de melatonina, contribuindo para um sono tranquilo.

A tâmara também contém antocianinas, compostos fenólicos, carotenoides e flavonoides, compostos conhecidos por possuir múltiplos efeitos benéficos à saúde. Estes compostos ajudam a eliminar radicais livres, têm ação antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória contribuindo para a saúde hepática, gástrica e imunitária.

A mistura com o cacau, é um alimento com maior concentração de magnésio, vitaminas do complexo B, antioxidantes (flavonóides), sendo considerado um antidepressivo natural, pois atuam nos neurotransmissores serotonina, dopamina e feniletilamina (conhecido como hormônio da paixão).

Ingredientes: Massa: tâmaras, cacau cru em pó, pasta de amendoim sem adição de açúcar. Cobertura: cacau em pó. As informações podem variar conforme escolha da cobertura. NÃO CONTÉM LACTOSE, NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM CASTANHAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *