O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nessa quarta-feira (25), ressalta a importância desse ato de amor e solidariedade com o próximo. Em meio à pandemia de Covid-19, a ação ganha ainda mais destaque, uma vez que, em função do isolamento social, houve a queda no número de doações. Além disso, o Hemepar tem solicitado que pacientes que foram positivados com a Covid-19 a mais de 45 dias e estejam recuperados, realizem a doação do plasma hiperimune para auxiliar na recuperação de outros infectados pelo novo coronavírus.
Leia também: Números atualizados do novo coronavírus no Paraná
Nos últimos três anos, o Hemepar tem registrado queda no número de candidatos à doação de sangue. Entre 2018 e 2020, no período de 1º de janeiro a 31 de outubro, a unidade notou uma queda de mais de 13% no número de bolsas coletadas.
A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, explica a preocupação com esta diminuição nas doações. “Embora estejamos em meio a uma pandemia, lembramos que os tratamentos para câncer, transplantes, doença falciforme e talassemia não foram interrompidos neste período. Estes pacientes necessitam de doações constantes para dar continuidade ao tratamento. Por isso quando o estoque fica baixo, é muito preocupante”, diz.
Além disso, com a queda do isolamento domiciliar e maior número de pessoas circulando nas ruas, a demanda por bolsas de sangue para atendimento a pacientes de trauma tem aumentado em todos os hospitais do Estado. “Nossa necessidade é diária. Se recebemos menos doações em um dia, isto impacta em toda a rede. Sempre haverá alguém precisando de sangue, seja por uma cirurgia ou para tratamento de uma doença. Precisamos que os paranaenses continuem sendo solidários e nos ajudem a manter nossos estoques”, acrescenta
Doação segura
Para evitar filas e aglomerações, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, o Hemepar adotou o sistema de agendamento online. Com isso, as pessoas podem continuar doando, de maneira segura, simples e rápida.
Os agendamentos podem ser realizados neste link.
No mês de dezembro, para a campanha de natal, o Hemepar Curitiba irá atender em dois domingos (dias 6 e 13) das 7h30 às 14h, visando atrair doadores que não possuem disponibilidade de doação de segunda à sábado.
Ainda em Curitiba, nesta quarta-feira (25), a unidade do Hemepar estará decorada com faixas e haverá uma distribuição de lembrancinhas com a classificação dos doadores e receptores de sangue por tipo sanguíneo.
Plasma hiperimune
Dentro da estratégia de enfrentamento a pandemia, o Hemepar tem solicitado que pacientes que foram positivados com a Covid-19 a mais de 45 dias e estejam recuperados, realizem a doação do plasma hiperimune para auxiliar na recuperação de outros infectados pelo vírus SARS-CoV-2. Para ser um doador, o paciente deve estar recuperado (45 dias após a data do teste positivo) até 180 dias (de recuperação), não ter sido submetido à intubação e a ventilação mecânica, não ter tido gestações e não ter recebido transfusão de hemocomponentes.
O objetivo é evitar que a doença tenha um agravamento e, em muitos casos, a necessidade de uma transferência para unidade de terapia intensiva (UTI). Os estudos começaram a ser desenvolvidos pelo Hemepar em março.
Fonte: SESA