O professor Helio Gomes de Carvalho ressalta a importância de inovar no dia a dia e dá dicas de como os líderes devem se comportar frente a esse desafio
Na vida profissional, você tem tempo para inovar? Se a resposta é não, está na hora de reservar um horário na agenda para fazer isso. Especialistas orientam que o ideal é dedicar 80% do tempo de trabalho para atividades operacionais e 20% para pensar em ideias inovadoras. Afinal, quando isso não é colocado em prática, “a operação engole a inovação no café da manhã”, afirma o professor Helio Gomes de Carvalho, do ISAE (Instituto Superior de Administração e Economia).
Para além da dedicação de tempo, inovar requer planejamento e recursos. Muitas vezes, quem tenta embarcar nessa jornada enfrenta muitas dificuldades, como resistência a mudanças, pouca ou nenhuma margem para erros, falta de retorno para sugestões, falta de apoio da direção, falta de autonomia e até mesmo medo de sair da zona de conforto.
Leia também: Afinal, como inovar? Confira 5 elementos indispensáveis nesse processo
Diante disso, como um líder deve agir? O que precisa fazer para colocar em prática uma cultura de inovação? Confira as 17 dicas elencadas por Carvalho:
1. Buscar maior envolvimento e engajamento das pessoas para a inovação
2. Possibilitar ao colaborador propor ideias e experimentar, sem punir erros ou fracassos
3. Respeitar as individualidades
4. Permitir tempo para iniciativas pessoais
5. Tolerar a ambiguidade
6. Descentralizar e delegar o processo de tomada de decisão (empoderar a “ponta”)
7. Dar autonomia para execução
8. Estimular a criatividade individual e a coletiva
9. Estimular o trabalho e a troca de conhecimentos em redes internas e externas
Leia também: O impacto da inovação no crescimento e reconhecimento da Biotecnologia
10. Comunicar de forma correta, fluida e eficaz
11. Reconhecer e recompensar por ideias
12. Capacitar e investir permanentemente
13. Permitir o tratamento dos desafios e problemas de diferentes áreas em conjunto
14. Estimular o trabalho em times multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
15. Internalizar o espírito da mudança como parte do dia a dia
16. Normalizar a retirada do colaborador da zona de conforto
17. Lançar pequenas experiências, promover momentos em que as pessoas vão parar para experimentar