Charadas e cadeados: colaboradores são convidados a resolver desafios no IUP

IUP
(Foto: Assessoria de Imprensa/Unimed Paraná)

Quantas mudanças você já precisou enfrentar e resolver na sua vida? Algumas mais complexas, outras mais tranquilas… E no seu dia a dia, quantos desafios que parecem quase impossíveis aparecem sem você esperar? Como uma imitação daquilo que acontece diariamente com todos nós, o IUP (Integração Unimed Paraná) de 2023 convidou os colaboradores a brincarem, cooperarem e se desafiarem em uma parceria com o Puzzle Room Escape Game. Entre chaves, charadas e cadeados, a Federação imergiu em um grande desafio em equipe nos dias 4 e 5 de julho, arrancando risadas e muito suor de todos os participantes.

Leia também – Unimed Laboratório investe mais de R$ 250 mil em projetos socioculturais

Anualmente, o IUP reúne todos os colaboradores da Unimed Paraná em diferentes atividades, com o intuito de promover a integração entre os profissionais de áreas distintas e, ainda, reforçar os princípios cooperativistas e a importância de trabalhar em equipe. Neste ano, porém, a proposta foi além, e realmente provocou todos os participantes a olharem para quem está ao seu lado, reconhecendo fraquezas e forças, e entendendo que, às vezes, basta olhar de outro ângulo para entender a resposta de um desafio que parece impossível.

Em parceria com o Puzzle Room Escape Game, as equipes – que variaram entre oito e 12 colaboradores – tiveram 60 minutos para resolver nove desafios, que envolveram lógica, habilidades manuais e muita cooperação. A cada fase, os participantes precisavam descobrir uma sequência numérica, de letras e códigos que abria um cadeado, sempre partindo da ideia de que a resposta poderia estar, literalmente, na sua frente. “Não é necessário ir muito longe para achar a resposta. Os desafios podem parecer complexos, mas muitas vezes são mais lógicos do que pensamos. Nós que complicamos o processo”, disse uma das organizadoras do game.

A cada fase diferente, os colaboradores foram estimulados a mudar a maneira de olhar para o desafio, encontrando soluções variadas a cada etapa. Assim, cada fase proporcionava uma nova descoberta, assim como as mudanças que vivemos diariamente.

Em cada grupo, a estratégia também foi distinta. Contudo, a experiência foi semelhante: era necessário respirar fundo, manter a calma e abrir espaço para que todos contribuíssem com ideias que respondessem as charadas – assim como acontece no ambiente de trabalho. “Às vezes, uma pessoa tem muito mais facilidade que você com um quebra-cabeça, por exemplo. Em outros momentos, é você quem vai ter o conhecimento necessário para abrir o cadeado”, comentou Matias Rodolfo Kruger, integrante de uma das equipes que resolveu todo o desafio por primeiro.

Outro ensinamento ressaltado por diversos participantes foi a importância de respeitar o ponto de vista dos outros. Em uma mesa quadrada, cada colaborador olhava para o mapa de um ângulo e, enquanto alguns não eram capazes de enxergar o número, para os outros, a resposta estava clara. A metáfora serve para diferentes momentos da nossa vida: é necessário ouvir o que o outro tem a dizer, mesmo que você não enxergue da mesma maneira.

Entre essas e outras metáforas, o desafio foi cumprido dentro dos 60 minutos por todos os participantes que, ao abrirem a última caixa, eram convidados a registrar a vitória com diferentes adereços. O momento não só estreitou laços entre profissionais que não conversam tanto diariamente, como proporcionou muitas risadas e reflexões.

Por fim, os colaboradores acompanharam a palestra sobre Gestão da Mudança, com Caroline Fagundes, e foram convidados a olhar mais para si mesmos e suas próprias questões – para melhor participar das mudanças que vivemos constantemente.

Participação da diretoria no IUP

A Diretoria Executiva da Unimed Paraná também acompanhou e participou do evento. Cada diretor, entre os dias do evento, integrou grupos diferentes e contribuiu com seus times. 

O presidente da Federação Paulo Roberto Fernandes Faria, participou no primeiro dia de evento e realizou a abertura dos jogos. Ele destacou a importância da mensagem passada para cada colaborador e participante, enfatizando a necessidade de uma comunicação assertiva e com propósito entre as equipes.

No segundo dia, pela manhã, Omar Genha Taha, diretor de Inovação e Desenvolvimento, deu as boas-vindas aos presentes evidenciando o valor desses encontros para a integração de equipes de diferentes setores por um alvo em comum.   

Já o período da tarde do segundo dia de evento foi aberto pelo diretor de Saúde Faustino Garcia Alferez, que falou sobre a reflexão que o jogo fez, reforçando a importância de cada membro da equipe para contribuir com o objetivo final. Também integraram as equipes nesse dia Durval Francisco dos Santos Filho, diretor de Mercado e Intercâmbio, e Alexandre Gustavo Bley, diretor Administrativo e Financeiro, atuando por seus times e fortalecendo a cooperação.

Ao todo, foram mais de 400 participações nos dias de evento.

SHARE