Hemepar lança nova versão de app para doação de sangue

O aplicativo colaborativo do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que promove e incentiva a doação de sangue, ganhou uma nova versão. Em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o app Hemogram disponibiliza várias informações sobre os critérios para a doação, data para a próxima coleta e ainda direciona o usuário para o site de agendamento.

A diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, explica que a expectativa com a atualização é aproximar e fidelizar os doadores. “O aplicativo é um grande incentivo e contribui para o aumento das doações. Importante lembrar que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, por isso precisamos manter a rotina de doação, lembrar da importância de voltar e manter essa ação periodicamente”, diz.

A ferramenta está disponível gratuitamente para usuários do sistema Android por meio da Play store (veja aqui)

Baixo estoque de sangue preocupa

Com a pandemia da Covid-19, as doações de sangue tiveram uma queda de aproximadamente 40%, o que impacta diretamente no atendimento aos 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná que recebem bolsas de sangue e dependem da hemorrede. 

“Lembramos que mesmo com a pandemia, as outras doenças não pararam, os traumas continuam acontecendo e transfusões continuam sendo necessárias”, enfatiza a diretora.

Segurança na doação durante a pandemia

O Hemepar adaptou todo o fluxo de atendimento para trazer segurança na prevenção da Covid-19 na hora de doar. O agendamento é on-line e o atendimento é feito com oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, com utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.

Vacinados contra a Covid-19 podem doar sangue

Covid-19: Confira como está a vacinação no Paraná

Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina. A Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após a aplicação para que o cidadão possa fazer doação de sangue. A AstraZeneca/Fiocruz, a Pfizer/Comirnaty/BioNtech e a Janssen pedem o intervalo de sete dias para a doação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *