Novembro Azul: live incentiva homens a cuidarem da saúde

Em comemoração ao Novembro Azul, a Unimed Apucarana realiza uma live sobre a saúde do homem

No dia 16 de novembro, às 19h30, acontece, a Live Azul da Unimed Apucarana com a temática “Cuidado não tem gênero, idade, vergonha ou restrição”, que busca derrubar preconceitos e reforçar a importância de se fazer o exame para detecção precoce do câncer de próstata. O evento contará com o médico coloproctologista Daniel Blanski e o médico urologista Bruno Toninello, e será realizado nas redes sociais da Cooperativa.

Prevenção

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam até o momento mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata no ano de 2020.

Veja também: Homens têm maior incidência de doenças dermatológicas

O urologista Bruno Toninello destaca que houve muitos avanços na detecção e tratamento do câncer de próstata, mas ainda não existem medidas efetivas para prevenção da doença. No entanto, para o especialista, a combinação de medo e preconceito levam muitos homens a adiarem o diagnóstico. Essa espera, segundo o especialista, é perigosa, pois, como ela tem uma evolução silenciosa, a maioria dos homens não apresentam sintomas até que a doença esteja em estado avançado.

Atualmente, o rastreamento é feito com a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), realizada por meio de exame de sangue, em conjunto com o exame físico (toque retal). “Como é uma doença muito comum, a recomendação é que, a partir dos 50 anos, o homem procure o seu médico de referência, para que seja avaliado.  No entanto, homens que têm histórico familiar de primeiro grau com câncer de próstata antes dos 65 anos, o rastreamento deve ser individualizado”, destaca.

Veja também: Aumento da obesidade entre os homens é motivo de alerta

Para o especialista, vencer o preconceito e procurar acompanhamento médico, a fim de realizar o rastreamento da doença, não fere a masculinidade, pelo contrário, é um sinal de autocuidado, finaliza o urologista.

Fonte: Unimed Apucarana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *