28ª edição do evento reuniu aproximadamente 800 participantes e mais de 40 palestrantes para debater o presente e futuro da saúde suplementar
Inovação, cuidados paliativos, modelos de pagamento, terapias especiais, verticalização, auditoria, media training. O mercado da saúde suplementar exige, de maneira cada vez mais rápida, que dirigentes e profissionais envolvidos com o setor se atualizem em diferentes frentes. Com esse objetivo, a 28ª edição do Suespar (Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná) reuniu mais de 40 palestrantes entre os dias 25 e 28 de agosto, em Foz do Iguaçu, para debater os desafios e oportunidades para o setor.
O evento recebeu aproximadamente 800 participantes, entre dirigentes, colaboradores, cooperados, parceiros e patrocinadores que atuam no Paraná e em diferentes localidades do país. Durante a programação, que teve como norte o tema “Intercooperar para crescer”, grandes nomes do mercado dividiram conhecimento e fomentaram grandes debates em 15 salas temáticas e quatro plenárias. Ao resgatar cenários passados e relembrar características que trouxeram o Sistema Unimed até o momento presente, os participantes foram convidados a voltar o olhar para o futuro da saúde e para a concorrência que, inevitavelmente, tem se fortalecido mais rapidamente.
O presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria, destacou o momento transformador pelo qual passamos com a pandemia de Covid-19 e a situação desafiadora que todo o setor encara agora. “Tempos difíceis realçam a força das atitudes, fazem surgir gigantes, norteando nosso poder de realização e de superação”, disse, ao destacar que algumas tendências previstas para acontecer em 10 anos já fazem parte da nossa realidade, como a telemedicina. “É importante destacar que esse cenário, tal como vem sendo redesenhado, embora aponte grandes ameaças, tem oportunizado iniciativas, antes consideradas extremamente difíceis e complexas de executar nas cooperativas Unimeds do Paraná”.
A necessidade de se reinventar e, mais que isso, não se acomodar diante dos desafios, foi reforçada por Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil. “É o momento de reconhecermos e realçarmos nossas forças diferenciais, que nos permitirão atravessar esta turbulência e dela sairmos mais fortes e competitivos”, afirmou. Conforme o presidente, a força do Sistema está, principalmente, na força do cooperativismo e na intercooperação de todos os atores. “Temos diferenciais imbatíveis, não somos um grupo capitalista. Precisamos evoluir para alçar o Sistema Unimed a um novo patamar de integração, eficiência e inovação, construindo a nossa história com a força da intercooperação”, completou.
Essa força também foi ressaltada por José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, que chamou a atenção para a necessidade de buscar, na política, candidatos que defendam o cooperativismo e “estejam comprometidos e em sintonia com o Sistema”. “Temos que incentivar a intercooperação para garantir o mercado”, finalizou.
Leia também: Colaboração: os desafios e as oportunidades da intercooperação nos sistemas de saúde
Isidoro Villamayor Alvarez, anfitrião e presidente da Unimed Foz do Iguaçu, expressou a alegria em voltar a receber o Suespar após dois anos de pausa, impostos pela pandemia. “A empatia e a hospitalidade de todos os envolvidos no evento engradece ainda mais o ideal do cooperativismo”, disse.
Além de toda a programação de palestras, os presentes puderam conhecer novas soluções e projetos de parceiros de dentro e de fora do Sistema na Feira de Negócios, bem como fazer novas conexões.
Presenças
Além dos presidentes da Unimed Paraná, da Unimed do Brasil, da Unimed Foz do Iguaçu e do Sistema Ocepar, a mesa de honra da abertura do Suespar também contou com a presença de Adelson Severino Chagas, presidente da Unimed Participações; Helton Freitas, diretor da Seguros Unimed e Faculdade Unimed; Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional; Nilson Luiz May, presidente da Unimed Mercosul e Unimed Rio Grande do Sul; Alberto Gugelmin, presidente da Unimed Santa Catarina; Roberto Yosida, presidente do CRM-PR; e Nerlan Tadeu de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná.
Patrocinadores
O evento contou com o patrocínio e apoio da Unimed do Brasil, Unimed Nacional, Seguros Unimed, Unimed Participações, Faculdade Unimed, Unimed Mercosul, Medilar, Unicred, Uniprime, Investcoop, DentalUni, Amplimed e InterAll, Lar e saúde, XVI Finance, Praisce, Biodoc, Compar, EmedBR, Warren, Upflux, Uniair, Midiograf, Asas Health, Mölnlycke, RAC engenharia, Unimed Foz do Iguaçu, Sistema Ocepar e Sescoop.
Leia também: Saúde suplementar e os desafios do presente e do futuro