Taxa de positividade registra recorde desde início da pandemia

Unimed Laboratório atinge maior número de testes com taxa de positividade para Covid-19 já vista durante a pandemia

Desde o início do ano vivenciamos uma explosão de casos de COVID-19 e, com ela, veio a alta procura pelos exames para confirmar a presença do vírus. Na Unimed Laboratório, que optou por não fazer testes rápidos e desde o início da pandemia segue o padrão ouro, o número de agendamentos por dia aumentou aproximadamente 5 vezes. Eles estão fazendo exames tanto para Influenza quanto pra COVID, pela técnica RT-PCR, e a coleta está disponível apenas em drive-thru na unidade localizada na Rua Padre Germano Mayer, mediante agendamento prévio, para segurança de todos os envolvidos. Os resultados dos exames feitos pela Unimed Laboratório estão saindo, normalmente, antes de 48h da coleta.

Leia também: Paraná declara estado de epidemia da gripe H3N2

“A gente teve um aumento muito grande da procura pelo RT-PCR COVID. Antes do Natal, no ano passado, eram em torno de 150 a 200 coletas por dia. Devido à demanda, hoje estamos em 800 coletas por dia, nossa capacidade. O tempo de espera está levando até três dias devido ao aumento de procura e, de lá para cá, sentimos que esse crescimento veio de um descuido da população, de forma geral. Todo mundo relaxou, começou a se aglomerar, vieram as festas de fim de ano e as pessoas esqueceram um pouco da gravidade da doença”, afirma Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório.

Enquanto não vem a confirmação de que é a variante Ômicron circulando no Paraná, para Zymberg o que já temos certeza é da questão comportamental. “A vacinação é a grande aliada desse momento para que tenhamos contaminações leves. Com a maior parte das pessoas vacinadas, a grande diferença para o ano passado é que vemos uma positividade maior, mas com sintomas mais leves e até assintomáticos”, destaca. A positividade antes do Natal era em torno de 2% a 3%, segundo ele, e os dados de ontem (10/01) mostraram alcance de 40%, um recorde de positividade. “Nunca tivemos antes um número tão elevado e experimentamos isso agora. Nos momentos mais críticos da pandemia, ano passado, chegamos entre 32 e 35%”, compara.

Agendamento exame COVID: coleta somente via drive-thru, mediante agendamento prévio feito pelo site https://luc.unimedcuritiba.com.br/zeniteweb/Reports/Covid19/. Já pacientes particulares ou de outros planos devem agendar previamente pelo e-mail contato@unimedlab.com.br. É obrigatório anexar o pedido médico ao agendar.

Agendamento exame Influenza: coleta somente via drive-thru, mediante agendamento prévio feito pelo e-mail contato@unimedlab.com.br. É obrigatório anexar o pedido médico ao agendar.

Serviço

Unimed Laboratório Unidade Germano Mayer
Endereço: Rua Padre Germano Mayer, 840, bairro Alto XV, Curitiba – PR
Horário de atendimento da coleta: segunda a sábado, das 7 às 12 horas]

Fonte: Unimed Laboratório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *