Com atualizações em diversos pontos da sua representação, a Unimed fez o lançamento no Dia do Médico (18)
Em busca de uma marca revitalizada e competitiva, mas simples, consistente e durável, a Unimed lançou um novo ciclo da marca em diversos meios de veiculação. O anúncio às cooperativas paranaenses, com mais detalhes do uso de identidade visual e sua representação simbólica e gráfica, foi feito ao Comitê de Comunicação e Marketing do Paraná, em uma reunião extraordinária, no dia 17 de outubro.
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O encontro foi aberto pelo diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná Durval Francisco dos Santos Filho. Ele disse ser uma satisfação reunir os profissionais de Comunicação das Singulares do estado para um momento bastante importante. “Porque esse encontro marca, também, a entrega dos novos conceitos da marca Unimed”, destacou o diretor.
Em seguida, Rubens Carlos de Oliveira Junior, diretor de Desenvolvimento de Mercado, e Marcelo Uchida, coordenador de Marketing, da Unimed do Brasil, explicaram como foi criada a nova proposta para a marca.
Evolução da marca Unimed
Uchida apresentou o histórico de evolução da marca Unimed, que passou por importantes etapas ao longo dos anos. A exemplo disso, em 1995, ocorreu uma padronização da aplicação da marca; em 2001, foram analisados os desalinhamentos da identidade e feito um mapeamento; em 2003 e 2004, a marca passa a contar com uma identidade visual e um redesenho do logotipo.
Ao longo do período de 2005 a 2011, a marca adota conceitos com tributos emocionais, cria uma plataforma de gestão da marca, com conteúdos estratégicos, diretrizes, e aplicação da marca, além de um novo mapeamento para ajustar alinhamentos de linguagem da marca.
O ano de 2012, por sua vez, segundo Uchida, ocorre o primeiro reposicionamento da marca, com uma evolução da estratégia e linguagem, implicando na essência, no propósito e nos atributos. Além da revitalização do espaço BrandCenter, antes utilizado como plataforma de gestão da marca, chegando, então, à criação da Central da Marca Unimed.
Em 2014 nasce um dos conceitos mais famosos da marca, utilizado até hoje, que é o “Cuidar de você. Esse é o plano”. “Nesse processo de evolução, quando a gente trouxe o conceito “Cuidar de você. Esse é o plano”, nós passamos, também, por uma revitalização de toda a identidade visual”, explicou o coordenador de Marketing da Confederação.
Outro momento marcante durante o processo de evolução foi a concepção da cultura da marca, em 2016, com o “Jeito de Cuidar Unimed”, modelando, a partir dali, desde atitudes a equipamentos que entregariam o propósito de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas. “Foi uma transformação de dentro para fora, e que marcou o Sistema”, afirmou Uchida.
Já não tão distante, em 2017, foi apresentada a campanha, que também é utilizada hoje nas Singulares do Brasil inteiro: “Mude1Hábito”. Uma forma humanizada de convidar o expectador/leitor a mudar um hábito para uma nova forma de ver e viver a vida e o mundo.
Uma nova proposta
A nova proposta foi apresentada e divulgada no dia 18 de outubro, também celebrado Dia do Médico, em canais pelo Brasil (mídias digitais e tradicionais, como televisão e rádio). A composição dessa nova representação da marca foi bastante complexa, de acordo com o coordenador de Marketing da Unimed do Brasil, devido às várias instâncias de aprovações. “Para atender tanto o público quanto a história da cooperativa”, explica.
Para isso, foi idealizado o norte do projeto, com visão estratégica renovada, governança sistêmica, presença institucional, construção conjunta de novos modelos e amplo consenso político. Com isso, foram arquitetados os atributos da marca, que é como a marca quer ser percebida lá na ponta. Os atributos desejados escolhidos foram: vocacionada para o cuidado, autoridade em saúde, parte da comunidade, descomplicada, segurança e confiança e sustentabilidade. Ao final, eles ainda apresentaram a linguagem Unimed, com o novo conceito geral da criação, diretrizes de conteúdo e comunicação, e orientações de execução