Novo programa da Unimed Cascavel tem foco em ética e integridade

Novo programa da Unimed Cascavel tem foco em ética e integridade

O termo compliance, que significa “estar em conformidade com”, tem se tornado cada vez mais frequente nas empresas brasileiras. Na Unimed Cascavel, onde a ética e a integridade são valores fundamentais, o compliance terá um programa próprio.
A Singular foi selecionada para fazer parte do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, do Sistema Ocepar, com a proposta de uma solução customizável, modelada de acordo com cada organização, e que atenda todos os requisitos que significam estar em Compliance, para auxiliar no desenvolvimento dos procedimentos internos, como normas e incentivo às denúncias de não conformidades.
Os processos e procedimentos serão adequados, bem como desenvolvidos por meio da união de competências complementares, da construção coletiva de soluções e contará com a participação da cooperativa, Sistema Ocepar e da PUCPR.
“O objetivo do Programa de Compliance é atuar de acordo com os valores éticos, legislações e normas vigentes, algo que vai nos levar ao aperfeiçoamento e ao aprimoramento do modelo de gestão corporativa”, afirma Danilo Galletto, diretor presidente da Unimed Cascavel.
Ele conta que a cooperativa sempre buscou e atuou dentro dos padrões da ética profissional e empresarial, e já possui um código de conduta, políticas e procedimentos internos pré-definidos na área. Com a implantação do Programa, os manuais e códigos serão reformulados para atualização e também para atender as exigências da Lei nº 12.846/2013 – Lei Anticorrupção, Decreto 8420/2015 e RN 443/2019.
Inicialmente, o Compliance será instituído como um programa na Unimed Cascavel, mas a previsão é que ele se torne um departamento estruturado e independente das demais áreas da organização e com dedicação exclusiva.
“A cooperativa, bem como os seus dirigentes, considera a transparência e a clareza, como processos fundamentais para o bom desenvolvimento das atividades”, ressalta o diretor-presidente.
Com o Programa, a Singular terá como base a otimização dos processos de controles e gestão, visando a integridade comercial que é mantida com os parceiros e públicos envolvidos, sejam eles fornecedores, cooperados e colaboradores, o objetivo de extinguir os conflitos de interesses existentes. Galleto destaca que é importante investir em estratégias de prevenção para evitar desvios de conduta dos stakeholders, sendo uma maneira indispensável para garantir a sustentabilidade da operadora.
A cooperativa está em processo de implantação do Programa e ainda não há data definida para finalizar e dar início à área. Nesse primeiro momento, todos os stakeholders serão envolvidos, os diretores já foram convocados e os técnicos escolhidos estrategicamente para disseminar o Programa. Além disso, haverá treinamento para algumas áreas.
“Temos consciência e sabemos que implantar a cultura do Compliance dentro da Unimed Cascavel é um caminho árduo e longo, porém considero um caminho certeiro, produtivo e sem volta”, finaliza Galleto.

Cooperados: 583

Beneficiários: 88.524

Colaboradores: 264

Área de atuação: Altamira do Paraná; Anahy; Boa Vista, da Aparecida; Braganey; Cafelândia; Campina da Lagoa; Campo Bonito; Capitão Leônidas Marques; Cascavel; Catanduvas; Corbélia; Diamante do Sul; Guaraniaçu; Ibema; Iguatu; Juranda; Lindoeste; Nova Aurora; Nova Cantu; Santa Lúcia; Santa Tereza do Oeste; Três Barras do Paraná; Ubiratã


Fonte: Ocepar/ mar de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *