SomosCoop

Somoscoop: cooperativas se unem para mostrar seu papel na sociedade

Essencial para a economia brasileira, as cooperativas chegam a quase 7 mil no Brasil e faturaram cerca de R$ 260 bilhões só em 2018. No Paraná, são 215, que somam 1,7 milhão de cooperados e geram mais de 100 mil empregos diretos.
No Brasil, esse modelo de negócios gera trabalho, emprego e renda para mais de 14 milhões de cooperados e cerca de 425 mil empregados espalhados em 13 ramos, que vão desde a agricultura até a área de saúde.
E foi justamente para conectar todas essas pessoas que o Sistema OCB criou o SomosCoop. José Roberto Ricken, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), explica que a iniciativa tem por objetivo despertar o orgulho e o sentimento de pertencimento das pessoas ligadas ao cooperativismo. “O Movimento ainda tem o importante desafio de apresentar e dar visibilidade às cooperativas, seus princípios e valores. Outro aspecto é demonstrar a qualidade dos produtos e serviços, o compromisso do cooperativismo com a sustentabilidade ambiental, social e econômica”, ressalta.
Ricken conta, que apesar de ser recente, as cooperativas paranaenses já demonstram interesse em aderir ao Movimento, utilizando o carimbo SomosCoop nas embalagens e nos canais de comunicação e divulgação.
O carimbo foi criado para que o consumidor identifique com facilidade que os produtos e serviços que ele está consumindo são fornecidos por uma cooperativa.
O movimento está ganhando cada vez mais força e marcou presença até no Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar) deste ano. A Unimed Paraná, em parceria com os Sistemas Ocepar e OCB, organizou um mercadinho com produtos de cooperativas para mostrar a força desse modelo de negócio e oferecer aos consumidores a oportunidade de fazer escolhas conscientes. O objetivo foi apresentar ao público, estimado em mais de mil pessoas, o uso do carimbo Movimento. 

Os diretores da Unimed Paraná, junto ao jornalista Samuel Milleo, representante do Sistema Ocepar, e o assessor médico do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Paraná Roberto Menoli, na feirinha Somos Coop, durante o 27 º Suespar, Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná. Da esq.: Roberto Menoli, Paulo Faria, William Procópio dos Santos, Alexandre Bley, Samuel Milleo Filho e Faustino Garcia Alferez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *