A palavra ansiedade vem descrita no dicionário como grande mal-estar físico e psíquico; aflição; agonia. Pela psicologia e psiquiatria, a ansiedade, dependendo de seu grau e características, pode ser diagnosticada tanto como um sentimento, uma sensação momentânea, esporádica, a que todos nós estamos sujeitos, quanto um transtorno mental.
Leia também: Gerenciar o tempo corretamente pode reduzir a ansiedade
Por isso, se você é muito ansioso e percebe que a ansiedade está prejudicando o seu dia a dia, esse é um poderoso sinal de alerta. Confira algumas dicas que poderão ajudá-lo no controle.
Invista em autoconhecimento
Conhecer-se é um processo fundamental para adquirir saúde física e mental. Saber quem você é, o que gosta e o que funciona ou não para você ajuda em suas escolhas e contribui para o seu bem-estar.
Identifique e entenda seus pensamentos e sentimentos
A maior angústia de todas é sentir-se mal sem saber exatamente o porquê. Interrogue-se, constantemente, sobre o que está sentindo. À medida que você reconhece seus pensamentos e sentimentos, torna-se mais fácil lidar com eles. Portanto, nomeie aquilo que sente e procure entender.
Exercite sua respiração
Na correria do dia a dia, comumente adotamos uma respiração mais curta, utilizando mais a parte superior do peito, esquecendo-nos totalmente do diafragma. Prestar atenção nesse músculo, enquanto respiramos, ajuda a relaxar, além de nos trazer outros inúmeros benefícios. Uma dica é colocar uma mão no abdômen e outra no peito, respirar lenta e profundamente, prestando atenção no movimento do abdômen. Inflando e esvaziando, ao inspirar (pelo nariz) e expirar (pela boca). Pelo menos umas cinco vezes.
Beba chás relaxantes
Chás como camomila, erva-cidreira ou erva-doce ajudam a acalmar e a relaxar.
Evite estimulantes
Se você já é agitado e ansioso, evite bebidas estimulantes como café, chás preto e mate e refrigerantes ou energéticos.
Cuide de sua alimentação
Uma alimentação balanceada funciona como remédio para muitas coisas, muito mais do que conseguimos imaginar. Preste atenção em sua alimentação e busque equilibrá-la o mais possível.
Cuidado com drogas (lícitas e ilícitas)
Álcool, cigarro, maconha e cia. Fazem muito mal. A maioria dessas drogas não possuem uma quantidade mínima segura. Busque conhecer melhor suas propriedades e seus efeitos (que a longo prazo são terríveis). De qualquer forma, mesmo que algumas delas pareçam acalmar e até relaxem num primeiro momento, elas são verdadeiros venenos para quem é ansioso.
Atente-se à qualidade de seu sono
Dormir bem é tão importante quanto alimentar-se bem. Ele deve ser de mais ou menos 7 a 8 oito horas, de preferência, ininterruptas e ao acordar você deve sentir-se descansado. Observe-se e caso não esteja dormindo bem, ou esteja ficando muito cansado durante o dia, apesar de um boa noite de sono, procure ajuda.
Pratique um hobby
Fazer pequenas coisas prazerosas todos os dias ou ter um hobby especial e dedicar-se a ele algumas horas no nosso dia a dia ajuda não só a controlar a ansiedade, mas também colabora para o nosso bem-estar de modo geral.
Medite
Um velho ditado nos diz que “Orar é falar com Deus, meditar é ouvir Deus”. A meditação ajuda a acalmar a mente e a nos inspirar para as nossas batalhas do dia a dia. Uma das meditações mais simples (e talvez eficazes que existe), é a da respiração. Sentado ou deitado, prestar atenção à respiração. Inspirar pelo nariz e soltar pela boca. Lenta e profundamente. Por pelo menos, 10 minutos.
Confira: 10 apps de saúde para você baixar agora e melhorar sua rotina
Movimente-se! Atividade física é fundamental
Caminhe, nade, corra, ande de bicicleta. Faça qualquer coisa, mas movimente-se. Descubra algo que gosta de fazer e faça. Pense no velhinho (a) que um dia você será. Como você se tratar hoje, se cuidar hoje, é o resultado que provavelmente terá no futuro. E para ansiedade, o movimento ajuda sobremaneira.
Cuide de você como cuidaria de alguém a quem você ama muito
O que faz você feliz? O que lhe acalma? Pense nisso e lhe trate com todo o carinho que seu (sua) melhor amigo (a) dispensaria a você. Ou você a pessoas a quem ama. Torne sua vida mais fácil! Como? Só você tem a chave.
Procure ajuda profissional
Nem sempre conseguimos lidar com os nossos problemas sozinhos. Algumas vezes, é necessária ajuda. Não hesite. A terapia pode lhe mostrar saídas que muitas vezes você não conseguiu enxergar. Buscar ajuda não é fraqueza, é humildade e sabedoria.
Afaste-se de tudo que lhe faz mal
Evite situações que lhe trazem ansiedade. Se elas podem ser suprimidas da sua vida, suprime-as.