Instituto Unimed Curitiba desenvolve projetos próprios e incentiva projetos em parceria com outras organizações
Motivada pelo desejo de expandir seu cuidado com as pessoas, a Unimed Curitiba criou uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, voltada à promoção da saúde e prevenção de doenças, e fortalecimento de organizações. É o Instituto Unimed Curitiba, que em menos de dois anos de funcionamento já promoveu 13 grandes iniciativas entre ações, campanhas, projetos e programas.
“O Instituto representa a possibilidade de potencializar a responsabilidade social gerando uma grande corrente de solidariedade, de geração de impacto e transformação social”, explica a gestora do Instituto Unimed Curitiba, Kátia Lessa.
O Instituto tem a Unimed Curitiba como sua mantenedora, e conta com três colaboradores que trabalham tanto na operação quanto na gestão da Organização e dos projetos. Já a governança é formada pelo Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.
No eixo “Promover a saúde e prevenir doenças”, o Instituto estimula comportamentos que promovam proteção à saúde e reduzam a vulnerabilidade de riscos a doenças crônicas não transmissíveis, e desenvolve ações próprias na área de atenção à saúde ou fatores de risco específico conforme necessidades do público-alvo.
Já no eixo “Fortalecer as organizações sociais”, a Organização busca melhorar a condição de saúde e a qualidade de vida da comunidade e promover ações que visem suprir necessidades imediatas de pessoas e comunidades em situação de crise.
Kátia comenta que a Instituição atende prioritariamente crianças e idosos, porém, em algumas ações, a família é beneficiada como um todo. Em 2022, quase 7,5 mil pessoas foram assistidas pela Organização.
Uma das ações de maior projeção do Instituto foi a 2ª edição da Gincana Orgulho de Cuidar, que ajudou organizações sociais de Curitiba e Região Metropolitana com a arrecadação de mais de 50 toneladas de alimentos.
De acordo com o diretor-presidente da cooperativa Rached Hajar Traya, a criação do Instituto fez com que o apoio às famílias fosse mais efetivo. “Cada participante se transformou em herói para 2,5 mil famílias, combatendo a pior dor que existe, que é a fome”, comenta o dirigente.
Para Kátia, ver a participação e o engajamento de todos na 2ª edição da Gincana em busca de parceiros e doações foi mais do que um ato de solidariedade. Ela conta que algumas instituições estavam com a despensa completamente vazia e que os alimentos doados levaram a esperança que tanto precisavam.
Saiba mais: Instituto Unimed Curitiba atua diretamente na construção de uma sociedade sustentável
“A maior conquista do Instituto nesse primeiro ano de operação foi o engajamento do nosso público interno (colaboradores e médicos-cooperados) nas iniciativas e o fortalecimento da Unimed Curitiba como uma cooperativa que traz o 7º princípio do Cooperativismo – Interesse pela Comunidade e o seu Jeito de Cuidar das pessoas para a prática do dia a dia como um valor para a organização”, comemora a gestora.
Para saber mais sobre o Instituto Unimed Curitiba, acesse aqui!