Nesta Conversa Ampla, a nutricionista Priscila Dabaghi explica como a creatina age no corpo, quais são seus benefícios e restrições. Confira a entrevista!
Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.
Veja também: Tipos de depressão pós-parto
Creatina: entenda mais sobre o composto
A creatina é encontrada em diversos alimentos, mas também pode ser utilizada de forma suplementar. Seu uso é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas é fundamental que haja acompanhamento nutricional, de forma a evitar sobrecarga nos rins e fígado. Nesta Conversa Ampla, a nutricionista Priscila Dabaghi explica o funcionamento da creatina no corpo, além de exemplificar seus benefícios e restrições.
Dicas para o consumo saudável de creatina
- Antes de adotar a suplementação, procure um nutricionista. Juntos, vocês vão decidir qual o melhor protocolo pra você.
- No caso de sobrecarga de doses, é fundamental dividi-las ao longo do dia. Por exemplo: o consumo de 20 gramas por dia deve ser dividido em quatro doses de 5 gramas.
- A melhor forma de consumir creatina é junto de um líquido rico em carboidratos, o que potencializará a ação e a absorção do suplemento.
Confira também: Vitamina D: para o que serve e como aumentar os níveis