Frustração: como ensinar crianças a lidar com o sentimento

Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.

Frustração é parte fundamental da vida

O sofrimento faz parte do viver. Para que saibamos o valor da alegria, do bem estar, há que se passar pelas frustrações. São elas que nos impulsionam. Nesta Conversa Ampla, a psicóloga Patrícia Aoyama explica a importância deste sentimento para as crianças, a diferença entre frustração e limite e como é possível conviver bem com os sentimentos que nos envolvem.

Dicas para lidar com a frustração

  • Viva. Não fuja das situações desagradáveis, das dificuldades.
  • Avalie e reavalie quando necessário, quais são os seus valores e como eles são constitutivos da sua personalidade.
  • Priorize de fato aquilo que é importante.
  • Tenha consciência que o viver tem situações desagradáveis.
  • Não seja duro com você. Acolha as suas dores, os seus limites, as suas dificuldades. Só assim, conseguirá, depois, reconhecer a alegria e satisfação.
  • Mesmo diante das adversidades, continue em busca daquilo que é importante pra você.

Saiba mais

Nesta matéria, Jeanine Rolim de Moura Meier explica como é possível contribuir positivamente para o desenvolvimento dos filhos, sejam crianças ou adolescentes. Confira!

Psicóloga dá dicas de como lidar com os filhos na infância e na adolescência

 

SHARE