Podcast: tudo sobre o herpes-zóster, que costuma afetar idosos e pode ser prevenido com vacina

Nesta edição do podcast Saúde Sem Complicação, a médica Camila Lopes Ahrens explica tudo sobre a doença

Herpes-zóster
(Foto: Reprodução/Freepik)

Esta edição do podcast Saúde Sem Complicação recebe a médica infectologista Camila Lopes Ahrens para falar sobre sintomas, prevenção, tratamento e tudo o que envolve o herpes-zóster.

Causado pelo mesmo vírus da catapora, o herpes-zóster é uma infecção que costuma aparecer em pessoas acima dos 50 anos ou com baixa imunidade. A doença ocorre pela reativação do vírus da catapora, que fica adormecido em um nervo e anos depois volta a se manifestar.

As lesões do herpes-zóster afetam frequentemente o tórax, o pescoço e as costas, mas podem também surgir nos membros e na face. Nesse último caso, a infecção pode levar a complicações sérias, como paralisia facial e cegueira.

Leia também: 10 apps de saúde para você baixar agora e melhorar sua rotina

O herpes-zóster atinge o sistema nervoso, é transmitido pelo ar e pode causar dores intensas durante meses. A boa notícia é que tem prevenção. Com a vacina, indicada para pessoas com mais de 50 anos e imunossuprimidas a partir dos 18 anos, é possível reduzir o risco de desenvolver a doença e prevenir as complicações.

Para falar sobre esses e outros assuntos que envolvem o herpes-zóster, o podcast Saúde Sem Complicação entrevistou a médica infectologista Camila Lopes Ahrens. Confira a entrevista completa.

CONFIRA O PODCAST SAÚDE SEM COMPLICAÇÃO #8

SHARE