Foco na neurodivergência no Centro de Terapias Especiais da Unimed Guarapuava

Espaço inovador da Unimed Guarapuava oferecerá atendimento especializado e acolhedor para crianças com TEA e TDAH

Projeto do Centro de Terapias da Unimed Guarapuava: espaço inovador que amplia o cuidado com a saúde e o bem-estar, dedicado especialmente aos pacientes neurodivergentes e suas famílias
Projeto do Centro de Terapias da Unimed Guarapuava: espaço inovador que amplia o cuidado com a saúde e o bem-estar, dedicado especialmente aos pacientes neurodivergentes e suas famílias

A Unimed Guarapuava colocará em funcionamento, em breve, seu Centro de Terapias Unimed, um espaço inovador que visa ampliar o cuidado com a saúde e o bem-estar de seus clientes. Localizado no Centro de Atenção à Saúde (CAS), o novo espaço complementa o atendimento humanizado e especializado já oferecido pelo CAS desde 2017.

O Centro de Terapias representa um avanço significativo nos cuidados de saúde. Com origem na Área de Fisioterapia do CAS, o novo espaço expande sua atuação, indo além das demandas tradicionais, como fisioterapias respiratória, motora e pélvica. Agora o setor está preparado para atender às necessidades específicas de pacientes neurodivergentes, como crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O programa, denominado “Laços”, é inspirado em uma iniciativa de sucesso de outra Singular, evidenciando o compromisso da Unimed com a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras.

Décio Sanches Filho, presidente da Unimed Guarapuava
Décio Sanches Filho, presidente da Unimed Guarapuava (Foto: Divulgação/Unimed Guarapuava)

“Há dois anos, no Suespar, foram apresentados os resultados e o projeto Abraçar, da Unimed Cascavel. Achei simplesmente espetacular, pois estávamos nos aprofundando no estudo financeiro e de controladoria das Terapias Especiais. O desenvolvimento de um projeto similar nos daria ‘soluções’ para dois problemas que eu queria resolver: o custo e a qualidade de atendimento com envolvimento da família. A partir daí surgiu o ‘Laços’, nosso atendimento de neurotípicos”, conta o presidente da Unimed Guarapuava, Décio Sanches Filho.

O novo centro foi cuidadosamente planejado para oferecer um atendimento completo e especializado. O espaço multifuncional conta com um andar inteiro dedicado ao programa “Laços”. Com um design acolhedor e adaptado às necessidades das crianças, o ambiente proporciona conforto e bem-estar. O Centro dispõe de consultórios para psicologia, fonoaudiologia e nutrição, e o primeiro andar é destinado a diversas modalidades de fisioterapia.

O presidente da Singular enfatiza a importância de atender a essa demanda cada vez mais crescente, além de tentar diminuir os custos do tratamento. O médico explica que, atualmente, algumas terapias acabam tendo um custo quase maior do que as terapias oncológicas.

“Além de ser um avanço no cuidado aos pacientes, o Centro de Terapias tem o aspecto estratégico. Percebemos que nosso atendimento tem alta eficácia e que conseguimos liberar os pacientes de forma mais ágil, o que evita custos adicionais. Isso, somado ao Jeito de Cuidar Unimed, é um grande benefício para os cooperados,” explica.

Com o funcionamento do Centro de Terapias, a Unimed Guarapuava reforça seu compromisso com a inovação e a excelência no cuidado à saúde, oferecendo um espaço que alia infraestrutura moderna e atenção especial às necessidades de todos os seus pacientes.

“Acreditamos que ele será um marco na região, oferecendo cuidados de saúde de alta qualidade e se tornando espaço de referência em cuidados de saúde”, ressalta Sanches Filho.