A cirurgia robótica no Hospital Geral Unimed, em Maringá

Com o robô Da Vinci X, o Hospital Geral Unimed, em Maringá (PR), oferece procedimentos ainda mais seguros

cirurgia robótica
Robô Da Vinci X, do Hospital Geral Unimed (HGU) de Maringá, garante maior precisão, segurança e recuperação acelerada para pacientes

A medicina na região Noroeste segue em plena evolução, e o Hospital Geral Unimed, em Maringá, acaba de alcançar um marco importante nessa trajetória ao trazer a cirurgia robótica para o seu centro cirúrgico. Esse é o primeiro serviço próprio do Sistema Unimed no Paraná a oferecer essa tecnologia.

“Buscamos uma solução que oferecesse o que há de mais avançado em cirurgia minimamente invasiva. O modelo foi escolhido por sua precisão, segurança e capacidade de proporcionar melhores resultados”, explica Lai Pon Meng, presidente da Unimed Maringá e diretor técnico do hospital.

Lai Pon Meng, presidente da Unimed Maringá
Lai Pon Meng, presidente da Unimed Maringá (Foto: Divulgação/Unimed Maringá)

Mais de 100 cirurgias já foram realizadas em menos de quatro meses do início do projeto. As especialidades atendidas incluem urologia, cirurgia torácica, pulmonar, ginecologia e cirurgia geral. Os resultados observados são positivos, com menor taxa de complicações e recuperação mais rápida dos pacientes.

“A chegada da cirurgia robótica representa um marco na história do HGU. Essa tecnologia nos coloca em um patamar de referência para toda a região”, comenta o diretor.

Para operar, a equipe médica passou por um treinamento rigoroso, que incluiu capacitação teórica, simulações em ambiente controlado e acompanhamento de cirurgias com especialistas. Esse processo garante que os procedimentos sejam realizados com o mais alto padrão de segurança e eficiência.

Lai Meng ressalta que os ganhos para os pacientes são expressivos, como menos trauma nos tecidos e recuperação menos dolorosa, diminuindo o tempo de internação.

“Muitos pacientes recebem alta em um tempo reduzido e podem retomar suas atividades normais em poucos dias, o que representa uma grande vantagem em relação às cirurgias convencionais”, destaca.

Com a cirurgia robótica, o Hospital Geral Unimed busca consolidar-se como centro de referência na área. “O HGU está na vanguarda do processo de modernização da medicina no Noroeste do Paraná. A cirurgia robótica é um dos primeiros passos das novas tecnologias que tornarão os tratamentos mais eficazes. Veremos um crescimento no uso da inteligência artificial e de outras inovações, aliadas à capacidade humana, e sempre com foco no bem-estar e segurança dos pacientes”, complementa Meng.