O movimento sindical tem uma ligação direta e essencial com a profissão médica. A luta por direitos como remuneração justa, jornada adequada, segurança no trabalho, planos de carreira e até pela qualidade do ensino médico passa, necessariamente, pela atuação do sindicalismo médico. O movimento busca defender as condições de trabalho e valorizar a categoria.
No episódio de hoje do Podmed, a jornalista Lana Martins recebe o presidente do Simepar (Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná), o médico Marlus Volney de Morais, cirurgião-geral e gastroenterologista, para uma conversa sobre a história do sindicato, os principais avanços conquistados e os desafios atuais da categoria médica, no Paraná e em todo o Brasil.
Veja também: Raio-x do mercado médico brasileiro
Durante a entrevista, Morais aborda temas como:
- A história do sindicalismo no Brasil;
- A trajetória e os 94 anos do Simepar;
- As principais conquistas do sindicato ao longo das décadas;
- De que forma o Simepar pode apoiar o médico, especialmente quem está começando na carreira;
- Os grandes desafios da área médica para os próximos anos.
Confira a conversa completa no YouTube ou no Spotify e entenda mais sobre como o trabalho sindical tornou-se essencial para fortalecer a medicina e proteger os profissionais da saúde.
Simepar
O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná foi fundado em 25 de outubro de 1931, reorganizado em 17 de outubro de 1973, legalizado em 23 de agosto de 1974 e oficialmente reconhecido em 27 de fevereiro de 1975, por meio da Carta Sindical do Ministério do Trabalho.
Com sede própria, o Simepar está localizado em Curitiba, na Rua Coronel Joaquim Sarmento, 177, no bairro Bom Retiro. O telefone de contato da organização é o (41) 3338-8713. Para saber mais, acesse: simepar.org.br
Assista também: O que leva a erros médicos e como evitá-los, com Marcio Fabiano Chaves Bastos