Bobath dá conforto e autonomia a pacientes com atraso motor e paralisia cerebral

Nesta Conversa Ampla, a fisioterapeuta Laira Moura explica mais sobre o Bobath, e ressalta que os resultados podem ser observados já na primeira sessão

Você conhece o Bobath? A técnica tem como objetivo dar mais conforto, autonomia e funcionalidade para pacientes com paralisia cerebral congênita ou adquirida. Referência no acompanhamento de adultos e crianças, o Bobath é o tema desta Conversa Ampla.
Nela, a fisioterapeuta Laira Moura explica o que é o Bobath, para o que serve e como é realizado. A especialista também destaca: os resultados podem ser observados já na primeira sessão, a depender do grau de comprometimento do paciente.

 

Método Bobath é útil para pacientes com condições como paralisia cerebral e atraso no desenvolvimento motor
(Foto: Reprodução/Freepik)

Como se realiza o Bobath?

“Por meio de manuseios e facilitações, a gente procura melhorar a postura, o alinhamento e a função dos movimentos destes pacientes”, diz Laira. O raciocínio é baseado na neurociência e na biomecânica dos movimentos. A partir de uma análise detalhada do repertório de habilidades do paciente, é possível melhorar seu movimento funcional.
O método é holístico e multidisciplinar, baseado em conceitos e pesquisas atuais e pode ser aplicado também em pacientes com atraso no desenvolvimento motor, AME (Atrofia Muscular Espinhal) e outras condições. Confira para saber mais, em formato de podcast ou no YouTube:

Dicas para interessados no método

  • Procure um profissional qualificado e treinado com o Conceito Neuroevolutivo Bobath
  • Acredite no processo e acompanhe cada etapa de desenvolvimento do tratamento
  • Confie no tratamento e discuta com o profissional os objetivos desejados

Leia também: Acessibilidade é um dos desafios para paciente com AME

SHARE