Colaboradores do HGU de Toledo recebem treinamento sobre PCR e RPC em pediatria

(Foto: Divulgação/Unimed Costa Oeste)

A ocorrência de parada cardiorrespiratória (PCR) em uma criança não é comum. Mas as sequelas que essa situação pode deixar são grandes, caso o atendimento não seja rápido e eficiente. Por esse motivo, colaboradores do Hospital Geral Unimed (HGU) – dos setores Administrativo, Enfermagem e Fisioterapia – e médicos da pediatria participaram de um treinamento realizado sobre PCR e RPC (ressuscitação) em pediatria, no auditório da Unimed Costa Oeste nos dias 16 e 17 de agosto.

A ação foi conduzida pelas médicas pediatras Talitta Carvalho Fonseca, Jaqueline Machado de Oliveira e Juliana Dias, que repassaram conceitos técnicos sobre as características da parada cardiorrespiratória e os procedimentos de ressuscitação como manobras, manuseio, medicamentos e intubação. Além disso, elas orientaram os participantes – mais de 80 profissionais – a executarem na prática os procedimentos.

“Repassamos as novidades no protocolo de parada e exercitamos uma situação com os bonecos de treinamento, pois a proatividade dos profissionais é importante para que os riscos sejam minimizados”, destaca Talitta, responsável pela pediatria do HGU de Toledo.

A assistente de faturamento Fátima Halmenschlager, que estuda para ser uma técnica de enfermagem, disse que após o treinamento se sente confiante em auxiliar os demais profissionais em uma situação de PCR. “Cada pessoa pode ajudar, mas é importante saber o que fazer para colaborar e não atrapalhar”, relata.

Leia também: Unimed Costa Oeste possui ampla rede de hospitais para atendimento aos pacientes

A enfermeira Taiane da Silva compartilha dessa mesma sensação pós-treinamento. “No momento de uma parada, todos devem saber o que fazer, conduzido por um líder e cada um desempenhando um papel importante na vida de uma criança”, destaca.  

Pediatria: HGU Toledo

Desde julho de 2020, o HGU conta com plantão pediátrico em funcionamento 24 horas, todos os dias, inclusive, aos fins de semana e feriados. O local foi estruturado para proporcionar mais conforto e segurança às famílias, com espaço exclusivo para as crianças enquanto esperam pelo atendimento, triagem, sala de observação e consultório médico dedicado a esta especialidade.

Fonte: Unimed Costa Oeste

SHARE