Comunicado importante sobre o coronavírus

Perante a pandemia de covid-19 (coronavírus), a Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde, o Sistema Unimed do Paraná e a Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde orientam as pessoas a manterem o máximo de calma neste momento e vêm informar que o exame de detecção da doença está autorizado desde sexta-feira, dia 13 de março, e deverá ser feito de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde em consonância com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Indicação para exame de detecção do covid-19

As indicações de exames para detecção do coronavírus são para as pessoas em casos graves, que sejam classificados conforme a Diretriz de Utilização da ANS (DUT). Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus. No caso do covid-19 é indicado repouso e hidratação constante, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

  • Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
  • Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

FONTE: Ministério da Saúde

Prevenção

Devido ao crescimento no número de casos, orientamos a todos, principalmente aos idosos, que fiquem em suas residências para evitar contato com o covid-19. Lembramos que a população de risco, além dos idosos, incluem pacientes diagnosticados com insuficiência cardíaca ou renal, transplantados, doenças reumatológicas, problemas crônicos respiratórios, como asma e bronquite, e em tratamento de câncer.

Seguindo o protocolo do próprio Ministério da Saúde, a Abramge solicita aos beneficiários de planos de saúde que adiem cirurgias e atendimentos eletivos (aqueles não urgentes) prevenindo-se do contágio, deixando livres os leitos para pacientes em emergência clínica.

A população deve evitar também consultas em prontos-socorros ou pronto-atendimentos, locais insalubres para quem não possui doenças graves. Evite ao máximo esses locais. Prontos-socorros e pronto-atendimento são recomendados somente para quem está em situação grave de saúde.

Caso absolutamente necessário, procure a rede credenciada com o mínimo de acompanhantes possível (consulte a rede no site da sua operadora).

Higienização e cuidados

Todos os brasileiros devem estar atentos às orientações das autoridades sanitárias e colaborarem com o esforço de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

Destaca-se que medidas simples devem ser incorporadas à rotina diária das pessoas para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença.

Entre as boas práticas estão:

  • Realizar a higiene das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel, por pelo menos 20 segundos.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Cobrir o nariz e a boca com a dobra do braço ao tossir ou espirrar, ou utilizar um lenço de papel e em seguida jogá-lo no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies de uso comum tocados com frequência.
  • Manter os ambientes bem ventilados.
  • Evitar compartilhar objetos pessoais.
  • Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente.

FONTE: Ministério da Saúde

Prazos de atendimento

A Agência Nacional de Saúde Suplementar decidiu pela suspensão de cumprimento, pelas operadoras de planos de saúde, de prazos de atendimento para a realização de procedimentos eletivos, caso a situação do Coronavírus no Brasil saia da Fase de Contenção (foco em evitar a transmissão do vírus) e passe para a fase de Mitigação, quando as ações e medidas têm o objetivo de evitar a ocorrência de casos graves e óbitos.

O principal objetivo dessa medida é a liberação de leitos hospitalares dando ao setor de saúde como um todo capacidade de utilização da infraestrutura disponível para o cuidado à saúde da população da maneira mais efetiva e eficiente possível.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Acompanhe todas as informações sobre o coronavírus na página do Ministério da Saúde:

https://coronavirus.saude.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics