Gerenciamento do tempo é excelente aliado para uma vida saudável

Gerenciamento do tempo u00e9 excelente aliado para uma vida saudu00e1vel

u201cNu00e3o tenho tempo para nadau201d. Essa frase se tornou comum para a maioria das pessoas e nu00e3o u00e9 u00e0 toa. Na velocidade que as coisas tu00eam se alterado em nossos tempos, parece quase impossu00edvel conciliar todas as atividades do dia em apenas 24 horas: u00e9 trabalho, estudo/atualizau00e7u00e3o profissional, famu00edlia, lazer, atividade fu00edsica, sono regular, alimentau00e7u00e3o saudu00e1vel, vida social, enfim. O desequilu00edbrio que resulta disso afeta diretamente na sau00fade gerando, a mu00e9dio e longo prazos, doenu00e7as cardiovasculares e emocionais. u00c9 preciso organizau00e7u00e3o para uma vida mais saudu00e1vel e o gerenciamento do tempo u00e9 o melhor aliado nessa busca.
A escritora e consultora Martha Gabriel explica que as tecnologias podem ser utilizadas para facilitar nossa vida. u201cA mesma tecnologia que nos sobrecarrega com excesso de informau00e7u00f5es e demandas tambu00e9m pode trabalhar a nosso favor. Qualquer que seja sua necessidade, alguu00e9m ju00e1 passou por isso em algum momento, e pode ser que tenha um aplicativo, um site, algo na internet que solucione isso para vocu00eau201d.
Existem muitas dicas que podem auxiliar nesse processo, trazendo impactos positivos na sau00fade. Para isso, u00e9 necessu00e1rio ter em mente o que se quer. u201cQuem eu sou? O que eu fau00e7o bem? O que eu quero entregar para as pessoas? u00c9 do bu00e1sico que conseguimos descobrir o que precisamos fazer e que tecnologia podemos usar para issou201d, explica Martha.

Elencar prioridades tambu00e9m u00e9 fundamental. Se haveru00e1 uma data comemorativa na famu00edlia, por exemplo, u00e9 possu00edvel bloquear a agenda no consultu00f3rio naquele momento ou trocar o plantu00e3o com um colega? O valor financeiro que iria ser ganho naquela data u00e9 extremamente necessu00e1rio? Ele pode ser obtido em outro momento?
Para deixar isso mais claro, hu00e1 diversas ferramentas de gestu00e3o que podem ser utilizadas no planejamento do nosso dia a dia. Existem vu00e1rios modelos que reu00fanem um conjunto de perguntas que vu00e3o nortear as pessoas e a utilizau00e7u00e3o dos recursos, como por exemplo: O que seru00e1 feito? Quando seru00e1 feito? Onde seru00e1 feito? Por que seru00e1 feito? Quem o faru00e1? Como seru00e1 feito?
A rotina mu00e9dica pode ser extremamente intensa, desde o peru00edodo acadu00eamico, com grandes demandas de trabalho, estudos e atualizau00e7u00e3o profissional frequente. Segundo dados da Associau00e7u00e3o Mu00e9dica Paranaense e do Conselho Federal de Medicina, a classe mu00e9dica u00e9 uma das mais propensas a desenvolvimento de transtornos mentais devido u00e0s caracteru00edsticas da profissu00e3o.
Um cenu00e1rio frequente, observado pelas enfermeiras que fazem o contato para o Programa de Gerenciamento de Doenu00e7as Cru00f4nicas (PGDC) da Unimed Paranu00e1, u00e9 a falta de tempo do mu00e9dico para cuidar de sua sau00fade.
A coordenadora da Gestu00e3o de Cru00f4nicos e Sau00fade e Fatores de Risco da Unimed Paranu00e1, u00c2ngela Mendes, ressalta que a administrau00e7u00e3o do tempo u00e9 uma forma de cuidado com a sau00fade. u201cNegligenciar o cuidado com a sau00fade, nu00e3o ter tempo de lazer e viver estressado su00e3o fatores que podemos associar a diversas doenu00e7as que acometem os mu00e9dicos. Incorporar na rotina diu00e1ria o cuidado com sua sau00fade, momentos de lazer e em famu00edlia, podem funcionar como parte da terapia para uma melhor qualidade de vidau201d, comenta.
O Plano de Assistu00eancia ao Cooperado possui hoje vu00e1rios Programas de Atenu00e7u00e3o u00e0 Sau00fade com o objetivo de auxiliar os mu00e9dicos a gerenciarem sua sau00fade periodicamente.

20 segundos fazem au00a0diferenu00e7a (para o bemu00a0e para o mal)

Uma vida mais saudu00e1vel envolve a mudanu00e7a de hu00e1bitos e hu00e1 diversas ferramentas, aplicativos, cursos, itens e profissionais que podem auxiliar nesse processo. O livro O jeito Harvard de ser feliz (The Happiness Advantage), de Shawn Achor, traz um truque bem simples: a regra dos 20 segundos. Basicamente, a ideia u00e9 utilizar 20 segundos para facilitar ao mu00e1ximo a execuu00e7u00e3o de novos hu00e1bitos positivos e/ou para criar empecilhos para os hu00e1bitos ruins. u201cSe vocu00ea puder fazer o novo hu00e1bito ficar de 3 a 20 segundos mais fu00e1cil de comeu00e7ar, suas chances de realmente fazer aumentam drasticamente. E vocu00ea pode fazer o contru00e1rio com hu00e1bitos negativos. Tem assistindo a muita televisu00e3o? Apenas tire as pilhas do controle remoto criando um atraso de 20 segundos e isso vai reduzir a quantidade de horas de televisu00e3o assistidasu201d, destaca o autor. Isso ocorre porque quanto mais etapas temos para fazer alguma coisa, mais difu00edcil u00e9 fazermos. Entu00e3o reduza ao mu00e1ximo a quantidade de passos para colocar em pru00e1tica os novos hu00e1bitos. E crie passos adicionais e dificuldades para os hu00e1bitos que vocu00ea quer eliminar. O mapa ao lado ilustra trajetos do nosso dia a dia com sugestu00f5es de como deixar bons hu00e1bitos mais pru00f3ximos da realizau00e7u00e3o. Su00e3o trajetos que podem ser feitos a pu00e9, alimentos saudu00e1veis que podem ser levados para nu00e3o recorrer a fast foods na hora da fome no plantu00e3o, entre outros. Fau00e7a o seu mapa e pense quais hu00e1bitos quer deixar de ter e quais quer adquirir. Se colocar as dicas em pru00e1tica, conte para nu00f3s pelo e-mail assessoriadeimprensa@unimedpr.coop.br.

Reunimos algumas dicas de especialistas para ajudar no planejamento

1. Estabeleu00e7a um momento para organizar sua rotina:
O que vocu00ea quer fazer no dia, na semana, no mu00eas ou atu00e9 no ano?
2. Entenda como vai cumprir e quanto tempo leva
para cada aspecto da sua lista
3. Estabeleu00e7a prioridades
4. Analise o impacto dessas au00e7u00f5es nos u00e2mbitos pessoal, profissional e financeiro e trace um plano para conciliar com qualidade todas essas esferas, pois elas su00e3o interligadas e a uniu00e3o delas resulta na sua sau00fade e na das pessoas ao seu redor.
5. A distu00e2ncia entre o sonho e a conquista u00e9 a realizau00e7u00e3o.Busque no exemplo de pessoas de sua admirau00e7u00e3o, au00e7u00f5es que possam inspiru00e1-lo

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