Importância da imunização contra a dengue

A Clínica de Vacinas reforça a importância da imunização contra a dengue, que tem 66% de eficácia para casos graves

A Clínica de Vacinas da Unimed Londrina disponibiliza desde 2016 a vacina contra a dengue. O imunizante, que tem eficácia de 66% para casos graves da enfermidade, pode evitar reinternações e, principalmente, a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença.

Leia também: Unimed Londrina celebra 50 anos com comemoração virtual

Segundo a gerente da clínica da Unimed Londrina, Zenaide Leão, a vacina contra a dengue é indicada para pessoas com idade entre nove e 45 anos, que já tenham tido a doença.

“O cliente só pode receber a vacina contra a dengue após assinar um termo de autorização em que ele confirma que já teve a doença anteriormente”, explica a gerente.

Zenaide informa que existem quatro sorotipos de dengue. Isso significa que a pessoa pode pegar a doença quatro vezes. Ela observa também que pacientes abaixo dos nove anos não recebem o imunizante na clínica, mesmo que tenham pedido médico; já os pacientes com mais de 45 anos podem ser imunizados se apresentarem a solicitação do profissional de medicina.

Para a imunização contra a dengue, o esquema vacinal prevê a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre uma dose e outra. Zenaide destaca que a única vacina que pode ser aplicada no mesmo dia que a da dengue é a da gripe.

“Qualquer outra vacina, inclusive contra a Covid-19, precisa ser aplicada antes ou depois de 30 dias da administração da vacina contra a dengue”, salienta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *