Por dentro do 7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança

O 7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança aconteceu no dia 15 de setembro, reunindo mais de 150 pessoas na sede administrativa da Unimed Paraná. Em celebração ao Dia do Cliente, representantes de clientes da Federação de diversas cidades do Paraná participaram de um dia de palestras e atividades integrativas em formato híbrido.

O evento foi realizado pela área de Vendas e Contratos da Federação, em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). O presidente da ABTD, Ademar de Ramos, apresentou o evento. A abertura foi feita pelo diretor de Mercado e Intercâmbio da Unimed Paraná, Durval Francisco dos Santos Filho, que ressaltou a importância de encontros como este para o estabelecimento de conexões e o desenvolvimento de lideranças. Em seguida, o gerente de Operações de Mercado, Evandro Barros, deu boas-vindas aos convidados e agradeceu a colaboração de todos na construção do evento.

7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança
(Foto: Assessoria de Imprensa/Unimed Paraná)

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Escutar stakeholders é essencial ao sucesso de qualquer empresa

A palestra de Pedro Paro deu início à programação do 7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança. O cofundador e CEO da Humanizadas, empresa de inteligência e análise de dados que já atendeu a clientes como Magazine Luiza, Disney e Starbucks, falou sobre a importância de escutar aqueles mais interessados no sucesso da empresa: seus stakeholders. Isso inclui clientes, colaboradores, investidores e sociedade, em um novo cenário que se forma como determinante ao sucesso das empresas.

Antes, o crescimento de negócios dependia principalmente de dois fatores: do produto ou serviço em si, e do retorno oferecido aos acionistas. Hoje, todo o processo importa, do cuidado com os colaboradores às formas de produção e entrega. No cenário da Saúde, isso se traduz em perguntas pertinentes às lideranças, começando por “Estou cuidando de quem cuida?”

7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança
(Foto: Assessoria de Imprensa/Unimed Paraná)

Com uma infinidade de ações possíveis em uma organização, Paro sugere focar a intersecção entre o que importa aos stakeholders e o que diz respeito aos negócios, de forma direta. Esse processo começa com o mapeamento, escuta e compreensão dos problemas e necessidades de todas as partes envolvidas. A ciência de dados tem papel fundamental ao reunir essas informações em tempo hábil.

“Precisamos tomar decisões rápidas, para ontem, mas muitas vezes estou somente com a percepção de algumas poucas pessoas e não tenho tempo para falar com todo mundo”, contextualiza o palestrante. Ele explica que o papel da Humanizadas envolve escutar de forma mais rápida os diversos stakeholders, contribuindo para validar decisões e iluminar pontos cegos. Assim, se torna possível a definição de prioridades, facilitando a visualização de ações frequentemente pequenas que podem ter um grande impacto no todo.

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Lucro, por si só, não determina crescimento

Uma das áreas que têm se apresentado como de maior valia aos stakeholders é a de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa), conforme identificado nas diversas pesquisas realizadas pela Humanizadas. O especialista ressalta que o ESG não resolve os problemas de negócio, mas quando atrelado a um bom modelo de negócios, potencializa o crescimento e a percepção de valor de mercado acerca da empresa.

A projeção é que o mercado e os investimentos em ESG cresçam substancialmente nos próximos anos. Esse movimento já é observado: “As empresas atrasadas na agenda ESG crescem menos”, aponta Paro. Análise com 2.251 empresas realizadas pela McKinsey & Company em 2023 aponta que as empresas lucrativas com ESG são as que mais crescem. “Hoje no mercado, quando a empresa é reconhecida por boas práticas ambientais, sociais, de governança e tem um modelo de negócios que é lucrativo, mais da metade dessas empresas crescem mais de 10% ao ano.”

A importância da conexão com os colaboradores

A escuta é essencial antes de definir qualquer ação ou estratégia, como aponta Ana Julia Novaes, Global Creative Strategy Manager da Natura. Na segunda palestra do dia, Ana ressaltou que ouvir o que os colaboradores têm a dizer é o primeiro passo para criar uma experiência positiva, impactando seu engajamento com o trabalho e afetando diretamente a construção e manutenção da reputação da empresa.

7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança
(Foto: Assessoria de Imprensa/Unimed Paraná)

A escuta e o acolhimento são essenciais, do processo seletivo ao desligamento. “Na hora de saída, muitas vezes as empresas descuidam. Deveriam estar ouvindo e acolhendo, mas não tem processo para cuidar dessa parte”, aponta a palestrante. Considerar aspectos como as relações entre os colaboradores, o desenvolvimento de um trabalho significativo e o equilíbrio entre vida e trabalho é fundamental em todas as etapas de seu envolvimento com a empresa.

Em um primeiro momento, muitas lideranças tendem a pensar que ações grandiosas e criativas serão as responsáveis por melhorar a experiência dos colaboradores. Porém, ao escutá-los, o que se percebe é que são as pequenas ações destinadas à satisfação de suas necessidades que têm o maior impacto.

E para isso, não há uma regra fixa: cada contexto, cada grupo de colaboradores e cada momento implicará diferentes necessidades, e escutá-los é a única forma de conhecê-las. “No final do dia, se não está pautado no que as pessoas estão falando, um novo sistema, treinamento ou app, se não estiver conectado com o que as pessoas vão se conectar, não vai gerar valor”, conclui.

7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança
(Foto: Assessoria de Imprensa/Unimed Paraná)

Dinâmica e sorteios marcaram a tarde  

No período da tarde, a organização do 7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança ainda preparou uma surpresa para os convidados. Em parceria com o Puzzle Room Escape Game, os participantes foram divididos em equipes, de aproximadamente 10 pessoas, para, em 60 minutos, resolverem nove desafios. As provas envolviam raciocínio lógico, habilidades manuais, concentração e cooperação entre os membros.

Dinâmica de Puzzle Room Escape Game durante o 7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança
(Foto: Assessoria de Imprensa/Unimed Paraná)

Era necessário um ouvir o outro, perceber os desafios e possíveis soluções por olhares diferentes. Às vezes, até mesmo, mudar a estratégia e olhar pelo lado contrário. A cada fase vencida, um cadeado se abria e uma nova charada deveria ser desvendada. As equipes resolveram todos os desafios dentro do tempo proposto. E, na última etapa, fizeram um registro fotográfico dos vencedores.

Entre os diversos momentos da programação, o coordenador Marco Castanho realizou sorteios aos participantes.

A importância das escolhas de um líder

Ao final do dia, a palestrante e consultora Caroline Fagundes falou sobre a importância de uma liderança inspiradora. Ela citou o escritor Stephen Covey, que acredita que muitas mudanças culturais e prósperas são advindas de boas escolhas de um líder. Segundo ela, é preciso entender que cada ser humano é composto por quatro dimensões essenciais: a mente, o coração, o corpo e o espírito. Pensando desta maneira, é possível despertar as pessoas, ou seus liderados, a encontrarem o seu propósito.

7º Fórum Unimed de Gestão e Liderança
(Foto: Assessoria de Imprensa/Unimed Paraná)
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