Programas de Responsabilidade Social da Unimed Apucarana beneficiam Apaes do Vale do Ivaí há mais de 25 anos

Agir de forma ética e contribuir com a sociedade já é algo enraizado na Unimed Apucarana. Ao longo de seus mais de 30 anos, a cooperativa desenvolveu projetos em diferentes segmentos, focando, principalmente, em ações nas áreas de educação, esporte, saúde e qualidade de vida. Entre eles, estão as ações desenvolvidas em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Criado em 1996, tem o objetivo de oferecer atendimento médico gratuito aos alunos da Apae, que por vezes são de famílias carentes e apresentam doenças graves, o “Amigos da Apae” já beneficiou mais de 2.500 alunos de 24 unidades da Associação, em 30 municípios do Vale do Ivaí.

Por meio do Programa, os jovens têm acesso ao atendimento médico especializado, como Angiologia, Anestesiologia, Acupuntura, Cardiologista, Dermatologista, entre outros. Até agora, já foram realizadas nove mil consultas, sendo 100% subsidiadas pela Unimed Apucarana.

Outro programa muito importante desenvolvido em parceria entre as duas instituições é o “Lições para o Coração”. O objetivo é conscientizar e prevenir doenças cardiovasculares desde a infância, já que crianças portadoras de Síndrome de Down têm mais propensão a doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. O trabalho é feito por meio de cartilhas lúdicas com o personagem ‘Coronildo’, que dá dicas sobre saúde e bem-estar.

Leia mais: Obesidade infantil: mais do que estética, saúde!

“A ação é um novo meio de aprendizado sobre hábitos saudáveis e busca melhorar a saúde dos envolvidos. O conhecimento que a criança adquire sobre prevenção de doenças do coração pode ser, inclusive, repassado para seus familiares”, explica o coordenador do Programa, o cardiologista José Leopoldo de Souza.

O médico José Leopoldo palestrando
para pais e alunos
Reprodução/Unimed Apucarana

Recentemente, a cooperativa reforçou ainda mais seus laços com a Apae com duas novas iniciativas, lançadas no mês de setembro. Uma delas é o “Programa Inclusive”, com foco em abrir oportunidades aos indivíduos no mercado de trabalho, objetivando sua autonomia e independência e, ainda, ajudar na luta contra o preconceito e contribuir com a transformação social em Apucarana e Região.

A outra é a adoção do selo “Empresa Amiga da Apae”, que visa a mobilizar e engajar empresas na promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

“A estratégia é divulgar o selo em materiais promocionais e institucionais da cooperativa, assim como em receituários dos médicos cooperados, incentivando o público a conhecer as iniciativas de responsabilidade social da empresa e o impacto positivo para a comunidade”, conta o presidente da Unimed Apucarana, Ribamar Maroneze.

Ribamar Maroneze, presidente da Unimed Apucarana
Reprodução/Unimed Apucarana

Para ele, a sociedade e o mercado competitivo têm cada vez mais exigido empresas sustentáveis, não sendo mais um diferencial, e sim uma imposição!

“As ações de responsabilidade social, ambiental, econômica e de governança devem fazer parte do cotidiano também das operadoras de planos de saúde”, reforça.

Leia mais: Os desafios do cooperativismo na área da Saúde