Solidariedade e sustentabilidade movem a Unimed Paranavaí

solidariedade e sustentabilidade
Divulgação/Unimed Paranavaí

Envolvida com a comunidade, a cooperativa, por meio de ações socioambientais, é principiada pela solidariedade e sustentabilidade

Sempre em busca de formar laços de integração e interação com a comunidade, a Unimed Paranavaí pauta suas atividades em princípios de solidariedade e sustentabilidade. Por meio de ações socioambientais, ela participa ativamente na sua região, impactando a vida de pessoas – beneficiárias ou não – ao seu redor.

A Unimed Paranavaí foi fundada em 1988 na cidade de Paranavaí, localizada na região Noroeste do Paraná. Atualmente conta com mais de 195 médicos-cooperados, atendendo mais de 25 mil clientes de Paranavaí e de 28 municípios da região.

À frente da cooperativa está Renato Lívio De Marchi, desde 2021. Ele é médico cooperado desde 2006, mas antes de ser presidente, De Marchi atuou como diretor Clínico do Hospital Unimed, em duas gestões, e conselheiro Administrativo da cooperativa, também em duas oportunidades.

O presidente da Unimed Paranavaí é médico anestesiologista e, hoje, frente à cooperativa, vê como primordiais as ações principiadas por meio da solidariedade e sustentabilidade. Visando atender o sétimo princípio do cooperativismo (interesse pela comunidade), a Singular promove desenvolvimento sustentável no relacionamento com seus diversos públicos.

Veja abaixo a entrevista completa com Renato Lívio De Marchi:

Renato Lívio
À frente da cooperativa está Renato Lívio De Marchi, desde 2021 – Divulgação/Unimed Paranavaí

Entre os oito valores escolhidos pela Unimed Paranavaí, estão a sustentabilidade e a solidariedade. De que forma a Unimed Paranavaí busca trabalhar esses valores com a comunidade?

Promovendo e participando de ações socioambientais e filantrópicas com a comunidade (cito algumas ações já desenvolvidas abaixo). Além do mais, a cooperativa compreende que uma postura ética é fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável e, em razão disso, persegue os seus objetivos institucionais de maneira responsável e consciente, visando assegurar a sustentabilidade econômica, social e ambiental de sua atividade.

Como a Unimed Paranavaí enxerga a importância dessa proximidade com a comunidade, para a sustentabilidade?

Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, a Unimed Paranavaí busca promover o desenvolvimento sustentável nos relacionamentos mantidos com os nossos diversos públicos, tendo como norte os princípios da boa governança (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa), a fim de conciliar a gestão adequada das necessidades da cooperativa com o respeito aos interesses da sociedade.

Como o senhor percebe a relação do Sistema Unimed com a comunidade de Paranavaí e região? Especialmente por meio de ações sociais e filantrópicas?

Durante todos os anos, a Unimed Paranavaí pode reafirmar o propósito e o interesse pela comunidade, com fomento do esporte local e meio ambiente, tendo a cooperativa proporcionado patrocínios regionais, que beneficiaram entidades e associações, a exemplo do que foi feito com a Associação Amigos do Handebol de Paranavaí, que receberam uniformes para que as equipes infanto-juvenis pudessem disputar jogos em âmbito paranaense, assim como o patrocínio nos uniformes de handebol da equipe de Terra Rica. Além disso, também houve doação de um valor para a realização do Campeonato de Karatê Regional. E, ainda, a participação na Pedalada contra a Pólio do Rotary, com o patrocínio de uma bicicleta.

É importante destacar que oferecemos, duas vezes ao ano, o curso de gestante gratuito e aberto à comunidade, com o objetivo de orientar e auxiliar os pais nas dúvidas que antecedem o nascimento e adaptações com o recém-nascido. Entre outras ações de voluntariado, como a que resultou no plantio de mais de 300 (trezentas) mudas nativas e a soltura de 3.000 (três mil) alevinos (peixes recém-eclodidos dos ovos), a doação na Páscoa de 132 caixas de chocolates para creche filantrópica de Paranavaí e a arrecadação e doação de mais de 270 caixas de leite, com o intuito de realizar uma boa ação no Natal, com foco nas instituições cuidadoras de idosos das cidades de Paranavaí, Terra Rica e Loanda.

Fotos Entrega Leite 4
Uma das ações sociais que a Unimed Paranavaí promoveu na região – Divulgação/Unimed Paranavaí

Leia também: CAS em Francisco Beltrão deve ser realidade em 2023

Agora, além de ações sociais, para a continuidade dos trabalhos, a Unimed Paranavaí já alinhou quais projetos pretende alcançar que impactem, direta e indiretamente, a comunidade?

O propósito da Unimed Paranavaí continua sendo proporcionar uma integração sustentável com a comunidade, por meio de ações socioambientais. Mas para além disso, também adquirimos um terreno de 11.000m² que será destinado à construção de um novo complexo hospitalar. A cooperativa tem se dedicado a buscar referências que agreguem ainda mais no cuidado de seus beneficiários exaltando a qualidade do Sistema Unimed. Esse projeto será um grande investimento na cidade, que beneficiará a região Noroeste como um todo.

Falando sobre a saúde suplementar de maneira geral, quais os desafios enfrentados pelo ramo no país?

Em consequência da pandemia e da crise econômica, os planos de saúde foram postos à prova. Não obstante, procuramos aumentar o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) – que é um modelo adotado em diversos países, sendo a porta de entrada dos pacientes e responsável por disseminar informações e orientações sobre a prevenção de doenças e a promoção da saúde, além de referência para o direcionamento e cuidado. Mesmo em meio a um turbilhão de acontecimentos econômicos e pandêmicos, a cooperativa se mantém e se manteve forte, inclusive sendo a primeira operadora do Paraná e a quarta do Brasil a ser certificada com o selo de Qualidade em Atenção Primária à Saúde. Nesse contexto, a cooperativa buscará manter o nível de excelência em todas as suas práticas, tanto com os médicos-cooperados, beneficiários, colaboradores e comunidade que nos rodeia – independentemente dos desafios impostos.

Confira outras entrevistas de presidentes das Singulares do estado:

CAS em Francisco Beltrão deve ser realidade em 2023
Estrutura própria promove agilidade em atendimentos da Unimed Costa Oeste
40 anos da Unimed Maringá e sua verticalização
Como a Unimed Ponta Grossa tem aplicado inovação em saúde
Atendimento focado em terapias especiais é referência no Oeste
Investimento em atendimento de qualidade impulsiona Unimed Norte Pioneiro-PR
Atendimento especializado para pacientes oncológicos
Alta nos casos respiratórios mudaram o atendimento
Acolhimento humanizado e cuidado com a saúde da população
A importância de uma saúde acessível para a comunidade
Expansão da Unimed Campo Mourão visa o cuidado com a comunidade
Cooperativismo e comunidade: história de sucesso da Unimed Londrina

SHARE