Unimed PG lança vídeo para lembrar Novembro Roxo

No Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade, cooperativa conta a história de trigêmeas

Novembro Roxo é conhecido como o mês dedicado a ações e eventos ligados à prematuridade, trazendo informações importantes sobre prevenção e reflexões bastante pertinentes sobre a humanização demandada para esse tipo de atendimento médico.

O dia 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial da Prematuridade, criado para conscientizar sobre um assunto que atinge, mundialmente, 15 milhões de crianças todos os anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% a 18% dos nascidos vivos em 184 países são de prematuros. No Brasil, são mais de 300 mil bebês que nascem prematuros durante o ano, o que equivale, em média, a 900 por dia. 

Complicações de partos prematuros são uma das principais causas de mortalidade em crianças até cinco anos. Os bebês que nascem em gestações de menos de 32 semanas têm, geralmente, maior probabilidade de apresentar problemas visuais e auditivos, por exemplo.

Para reforçar a importância no Novembro Roxo, a Unimed Ponta Grossa conta a história da família Barreto. Durante nove anos, Franciele e Fernando sonharam em ser pais. Franciele, que tem Síndrome de Ovário Policístico severa, passou boa parte desses nove anos em longos tratamentos para realizar o sonho de ser mãe. Em fevereiro de 2019, a surpresa: Franciele e Fernando estavam grávidos. De trigêmeas. Fabienne, Fabielle e Flavianne chegaram ao mundo prematuras, com 28 semanas de gestação. Os desafios e vitórias dessa história podem ser vistos no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *