Osteopata é médico ou fisioterapeuta? Como ele trabalha? Quando devemos procurá-lo? Essas são dúvidas frequentes quando falamos sobre osteopatia. Neste Conversa Ampla, você irá entender o que é osteopata e para que serve a especialidade!
Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.
Veja também: Você sabe como cuidar da pele?
Osteopata: o que é e quando procurar?
Aqui no Brasil, a osteopatia é uma especialidade exclusiva de fisioterapeutas. Em alguns países, ela é uma graduação. A técnica é indicada para todos os indivíduos. Nesta Conversa Ampla, o fisioterapeuta Lucas Torres explica o que é o osteopata, como funciona o tratamento, como ela pode ser aplicada e os cuidados na hora de procurar este tipo de profissional. Confira a entrevista completa:
Dicas para procurar um bom profissional
- Fique muito atento à formação do profissional. Muitas pessoas acham que osteopata é médico, mas na verdade ele precisa ser, obrigatoriamente, fisioterapeuta;
- Busque referências com outros pacientes atendidos por ele;
- No primeiro encontro, avalie se consegue estabelecer empatia com o profissional;
- A prática baseada em evidência requer formação adequada, observação e ação do profissional;