Investimentos: o que é Letra Financeira?

letra financeira
Crédito: Uniprime

Nesta semana, a Uniprime inicia a série “Investimentos” explicando melhor o que é Letra Financeira (LF). Confira!

Recentemente falamos sobre alguns produtos de investimentos. Muitos deles ainda são pouco conhecidos pela população em geral, porém, já estão há muito tempo no mercado financeiro e são utilizados por investidores, principalmente administradores de fundos e gestores de grandes carteiras.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a LF (Letra Financeira), muito utilizada para a diversificação da carteira de investimento como opção de produto de renda fixa de longo prazo. A LF é um ótimo investimento que permite ganhos acima do CDI.

A Letra Financeira nada mais é que um título emitido por bancos ou cooperativas de crédito para captação de recursos. Por isso, conhecer a instituição da qual você está adquirindo esse produto, bem como conhecer sua classificação de risco, é muito importante para seus investimentos. A LF não possui cobertura do Fundo Garantidor de Crédito.

Leia também: A consciência de poupar dinheiro

Por se tratar de um investimento de médio/longo prazo, lembre-se de estar com seu planejamento financeiro em dia, para que a alocação de recurso seja adequada ao seu planejamento. Quando falamos de médio/longo prazo, estamos nos referindo à carência de resgate desse tipo de investimento, que é de no mínimo dois anos. Justamente por esse motivo, esse ativo remunera seus investimentos em taxas acima do CDI.

O funcionamento da LF é muito semelhante ao de um RDC ou CDB – em que você “empresta” seus recursos à instituição financeira, que se compromete em devolver esse recurso acrescido de juros, previamente acordados, ao final do prazo contratado.

Esse investimento é indicado para quem já possui sua reserva de emergência investida em produtos com liquidez, de forma que a carência que do produto não comprometa seu planejamento financeiro.

Algumas regras desse produto podem variar conforme a instituição que a oferece, tais como: investimento mínimo, prazo, rentabilidade, entre outros. As Letras Financeiras podem ser pré-fixadas, pós-fixadas e atreladas a índices, como o de inflação. Se não está familiarizado com estes termos, clique aqui e acesse o artigo para você relembrar.

A tributação é outro benefício da Letra Financeira, pois apesar de seguir a tabela regressiva da Receita Federal, sempre terá a menor alíquota de Imposto de Renda possível, devido ao seu prazo/carência para resgate.

Semana que vem vamos abordar a LCI, então, até lá!

Fonte: Uniprime

SHARE