Como contribuir com a educação financeira de crianças?

Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.

A importância de educar crianças financeiramente

Uma criança educada financeiramente tem muito mais chance de se tornar um adulto consciente dos próprios gastos. Por terem maior facilidade para o aprendizado, a educação financeira deve começar muito cedo. O pedagogo Fernando Vargas explica a pedagogia do exemplo, como escola e pais podem atuar juntos nesta área e a importância da mesada (ou semanada) aliada a um planejamento dos gastos da criança. Confira no vídeo!

 

A educação financeira começa no exemplo

Diálogo, presença e exemplo são importantes na educação financeira de uma criança. Confira dicas para contribuir com seu processo de aprendizagem:

  • Na hora de lidar com as finanças, opte sempre pelo diálogo. Tenha paciência e explique cada passo para o seu filho.
  • Esteja presente no planejamento e gastos da criança. Vivencie essa experiência com ela, sem “socorrer” a criança quando os gastos ultrapassarem o que foi planejado.
  • Eduque pelo exemplo. O filho não terá atitudes diferentes das que ele presencia em casa.
  • Fique disponível para planejar os gastos da criança ao longo de determinado período. Lembre-se: as crianças não têm noção de tempo como os adultos. Logo, não faz sentido estipular metas a longo prazo.

Leia também: Educação financeira: Conhece-te a ti mesmo

SHARE