Estoque de sangue do Hemepar está em nível crítico

A Secretaria de Saúde do Paraná alerta para o nível preocupante do estoque de sangue disponível no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) para atender Curitiba e a Região Metropolitana. A quantidade de bolsas disponíveis nesta quinta-feira (25) era suficiente para atender a demanda de apenas um dia dos hospitais da região.

Leia também: Vacinados contra a Covid-19 devem esperar entre 48 horas e sete dias para doar sangue

“A informação é muito preocupante, pois, em uma situação de urgência e emergência, não teríamos como atender os hospitais. Por isso, destacamos a importância da doação de sangue como ato de amor ao próximo e cidadania”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, na manhã desta quinta tinham apenas 200 bolsas disponíveis entre todos os tipos sanguíneos. “Este quantitativo supre um dia de atendimento nos 42 hospitais da Capital e da Região Metropolitana, entre eles os hospitais de porta aberta ao trauma como Hospital Evangélico Mackenzie, Hospital do Trabalhador, Hospital do Rocio, em Campo Largo, e Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul”.

Liana e o secretário de Saúde lembram que a pandemia não deve afastar os doadores, pois todas as medidas de prevenção e segurança estão sendo adotadas durante todo o processo. O Hemepar segue protocolos como o agendamento e recepção de oio pessoas a cada 30 minutos para evitar aglomeração, utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.

Vacina

A diretora do Hemepar lembrou, ainda, que as pessoas imunizadas contra a Covid-19 também podem realizar a doação de sangue, sendo necessário aguardar somente o período estipulado para cada tipo de vacina. “A vacina Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de sete dias para a doação”, afirma.

O agendamento para doação de sangue pode ser feito pela internet (saúde.pr.gov.br). São aptos a doar sangue pessoas que tenham entre 16 a 69 anos, que pesem mais de 51 quilos e que estejam bem de saúde.

Fonte: SESA PR


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *