Pensamento de sócio

Pensamento de su00f3cio

Transformau00e7u00f5es no mercado de sau00fade suplementar e o posicionamento do cooperado

Qual o futuro do mercado de sau00fade suplementar, e qual o papel do mu00e9dico cooperado dentro dessa transformau00e7u00e3o no Sistema? Essas perguntas foram os temas centrais de dois webinars ministrados pelo diretor de Mercado e Comunicau00e7u00e3o da Unimed Paranu00e1, Alexandre Gustavo Bley, u00e0s Unimeds Paranaguu00e1 e Cianorte. Por meio dos encontros, cooperados e dirigentes foram instigados a assumir papu00e9is de protagonismo dentro de suas cooperativas para, dessa maneira, construir um cenu00e1rio positivo em meio u00e0s mudanu00e7as de cenu00e1rio que a sau00fade suplementar tem passado.
Alu00e9m da pru00f3pria criau00e7u00e3o do Sistema Unimed, a partir de 1967, outros tru00eas eixos foram abordados. A presenu00e7a da regulau00e7u00e3o da ANS e o custo sau00fade, a presenu00e7a do capital estrangeiro fomentando aquisiu00e7u00f5es de hospitais e operadoras, e a pandemia que estamos vivenciando, e tem, acelerado mudanu00e7as.

Custos da sau00fade e desperdu00edcios

Durante a apresentau00e7u00e3o, o diretor detalhou a presenu00e7a da marca Unimed no pau00eds e a relau00e7u00e3o da populau00e7u00e3o brasileira com os planos de sau00fade. Em 2019, somente 22% da populau00e7u00e3o brasileira tinha um plano de sau00fade e a estimativa era de que apenas 44% da populau00e7u00e3o economicamente ativa era beneficiu00e1ria de alguma das 727 operadoras existentes.
A explicau00e7u00e3o para a adesu00e3o aos planos de sau00fade nu00e3o ser mais alta, poru00e9m, u00e9 simples: o preu00e7o da mensalidade. Quando se analisa atuarialmente o preu00e7o a ser cobrado por um plano, o principal componente a ser avaliado u00e9 o custo assistencial. Todos tu00eam acompanhado a escalada nos custos da sau00fade, sendo que vu00e1rios fatores interferem, desde as transiu00e7u00f5es demogru00e1fica e epidemiolu00f3gica atu00e9 a frequu00eancia de uso dos serviu00e7os. u201cu00c9 o esgotamento do modelo dominante, chamado fee for service, ou seja, pagamento por procedimento. Inu00fameros estudos demonstram que ele acarreta um desperdu00edcio de 25% a 30%u201d, o que pesa no bolso do consumidor e tambu00e9m nos honoru00e1rios mu00e9dicos, explica Bley.
Entre os itens que provocam o desperdu00edcio, de acordo com o diretor, estu00e1, por exemplo, a burocracia administrativa, o excesso de utilizau00e7u00e3o em mu00e9todos diagnu00f3sticos e tratamentos, a falta de coordenau00e7u00e3o no cuidado u00e0 sau00fade e falhas nos atendimentos. Tal desperdu00edcio implica no aumento do custo que, por sua vez, deixa os planos mais caros u2013 e menos acessu00edveis.

Essu00eancia cooperativista x necessidades
mercadolu00f3gicas

Gerar renda e trabalho ao cooperado su00e3o as missu00f5es do cooperativismo mu00e9dico e, por sua vez, da Unimed u2013 a maior cooperativa do segmento no mundo. Poru00e9m, desde o surgimento da Agu00eancia Nacional de Sau00fade (ANS), que atua como reguladora, o cenu00e1rio sofreu modificau00e7u00f5es. u201cA ANS colocou todas [as operadoras de sau00fade] no mesmo cesto, e passou a tratar todas da mesma forma. Continuamos com a essu00eancia cooperativa, que tem no mu00e9dico a sua razu00e3o, mas nos transformamos em operadora de sau00fade, que estu00e1 sob regulau00e7u00e3o da ANS e precisa avaliar as necessidades do mercado. Isso tem gerado alguns dilemasu201d, detalha Bley.
A recente presenu00e7a do capital estrangeiro fomentando o setor de sau00fade, com aquisiu00e7u00f5es e fusu00f5es, tem gerado quebra de paradigmas no trabalho mu00e9dico e nas relau00e7u00f5es de mercado, algo que faz lembrar o clima da du00e9cada de 60, quando o Sistema Unimed comeu00e7ou a ser formado para dar uma resposta da classe mu00e9dica u00e0 mercantilizau00e7u00e3o da sau00fade.
Com essas transformau00e7u00f5es, surgiu, de forma ainda mais significativa, a importu00e2ncia de ter outro olhar para o mercado. u201cNada mais justo e importante que os cooperados entendam o que estu00e1 acontecendo no mercado para, assim, preservar sua cooperativa e tornu00e1-la mais forteu201d, diz.

Transformau00e7u00e3o pelo inimigo invisu00edvel u2013 a pandemia de Covid-19

Se antes a adaptau00e7u00e3o do Sistema ju00e1 era necessu00e1ria, o surgimento da pandemia de Covid-19 e, como consequu00eancia, o colapso na sau00fade, foru00e7am uma transformau00e7u00e3o ainda maior. u201cEstudos do mundo pu00f3s-Covid-19 mostram o disparo no interesse por planos de sau00fade e seguros de vida, que devem permanecer em alta em longo prazo. Isso se du00e1 principalmente pelo medo e preocupau00e7u00e3o da populau00e7u00e3o em relau00e7u00e3o u00e0 dificuldade no acesso u00e0 sau00fade, que ju00e1 existia antes da pandemia e, agora, aumentou ainda maisu201d, diz.
De acordo com o diretor, tais sentimentos tu00eam moldado as pessoas, fazendo com que a relau00e7u00e3o com o consumo tambu00e9m mude. u201cExiste a busca pelo consumo mais consciente, ou mais minimalista, voltado para o que u00e9 realmente o essencialu201d, pontua Bley. u201cAssim, o momento de inseguranu00e7a faz com que as pessoas que, claro, tu00eam possibilidade, busquem pela seguranu00e7a de ter um plano de sau00fadeu201d.

Ser cooperado u00e9 pensar como su00f3cio

Os diversos temas convergiram para aquilo que se mostra inevitu00e1vel: a transformau00e7u00e3o que tem ocorrido e as mudanu00e7as necessu00e1rias que o Sistema Unimed teru00e1 pela frente. u201cSe vocu00ea quer ver uma mudanu00e7a, seja o agente da mudanu00e7a. Temos que inovar, analisar o cenu00e1rio e ver quais su00e3o as necessidades, transformau00e7u00f5es, o que precisamos fazer para realmente sair daquele estado que a gente ju00e1 nu00e3o mais gostaria de estaru201d.
Bley lembra, por fim, que ser cooperado vai muito alu00e9m da prestau00e7u00e3o de serviu00e7os aos clientes. u201cSu00e3o dois papeis, ambos importantes, que du00e3o sustentau00e7u00e3o ao Sistema: o de mu00e9dico e o papel de su00f3cio, que u00e9 ser responsu00e1vel pela sua Unimed, sua Singularu201d, pontua. u201cu00c9 fundamental ter visu00e3o de su00f3cio, nu00e3o de dono, que pensa que vai fazer o que quer dentro da cooperativa. Ser su00f3cio u00e9, dentro da coletividade, trabalhar para atingir as metas necessu00e1rias para que a sustentabilidade da Unimed ocorra e o trabalho mu00e9dico possa ser exercido da melhor formau201d.

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