Tipos de depressão pós-parto

Nesta Conversa Ampla, a psicóloga Julia Gindre explica os três tipos de depressão pós-parto. Confira a entrevista!

Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.

Veja também: Sintomas e tratamentos das verminoses

Tipos e sintomas

A depressão pós-parto atinge cerca de 25% das mulheres. O transtorno nem sempre está ligado à primeira gravidez. Dando sequência à série sobre depressão, a psicóloga Julia Gindre explica os três tipos de depressão pós-parto. Ela também fala da importância da rede de apoio e da necessidade de ajuda para evitar desfechos trágicos, além do comprometimento das fases de desenvolvimento do bebê. Confira a entrevista completa:

Dicas para identificar o problema:

  • Preste muita atenção no comportamento da mãe;
  • Ouça e escute o que essa mãe tem pra dizer. As falas sobre cansaço, falta de sono etc., podem esconder sintomas mais graves;
  • Embora o bebê precise de toda a atenção, essa mãe não pode ser silenciada. Ela precisa ser vista, ouvida, valorizada e amparada.

Confira também: Sintomas e cuidados com a depressão pós-parto

Saiba mais sobre o tema

Para entender mais sobre as causas, sintomas e tratamentos:

Para saber mais sobre a depressão e seus impactos em em diferentes momentos da vida:

SHARE