A nutricionista do Centro APS da Unimed Paraná, Vanessa Ceccatto, ensina uma receita de creme de abóbora com nuvem de leite
Quando as temperaturas caem, automaticamente já sentimos vontade de consumir alimentos mais “quentinhos”, que nos aqueçam de dentro para fora. Nesse momento, uma boa sopa, ou um creme bem temperado, cai como uma luva!
E para provar que as sopas não são “todas iguais”, como muitos pensam, a nutricionista do Centro APS da Unimed Paraná, Vanessa Ceccatto, traz uma série de receitas deliciosas – e, claro, saudáveis – de sopas e cremes para você variar o preparo e experimentar novos sabores e combinações nos dias mais friozinhos. Confira!
Creme de abóbora com nuvem de leite
Ingredientes
- 80 ml de caldo base de legumes
- 250g de batata
- 50g de cebola
- 150g de abóbora amarela (morango ou abóbora de pescoço ou cabotiá)
- 200g de abobrinha
- 100 ml de leite magro
- Flor de sal, a gosto (opcional)
- 100g de alho-poró
Modo de preparo
Aqueça 40 ml de azeite e acrescente todos os sólidos partidos em pedaços, deixando um pouco de abóbora e abobrinha para cortar em paisan (triângulos). Esses triângulos devem ser cozidos no caldo de legumes previamente.
Sem adicionar qualquer caldo, leve ao fogo em uma panela coberta até que todos os vegetais estejam macios. Neste ponto, acrescente o caldo fervendo. Ferva em fogo brando por 5 minutos. Triture tudo.
Para a espuma de leite, leve o leite para ferver e incorpore ar usando a ponta da varinha mágica até obter uma espuma aveludada. Uma excelente opção para quem tem uma máquina de café expresso é usar o acessório para este fim.
Coloque o creme no prato, adicione a abóbora e a abobrinha cortadas em paisan (triângulos) e sirva com a nuvem de leite como cobertura e coloque a flor de sal na nuvem.