Saborosa e prática: 8 benefícios da banana para a saúde

Benefícios da banana
(Foto: Ilustração/Pixabay)

Produzida em todos os estados brasileiros, a fruta é rica em diversos nutrientes. Confira, a seguir, 8 benefícios da banana para a saúde física e mental!

Encontrada em todas as estações do ano, com um preço bem acessível e um ótimo ingrediente tanto em receitas doces, como salgadas: essa é a banana! Considerada a “cara” do Brasil, a fruta – oriunda da China – se adapta muito bem ao nosso clima tropical, sendo produzida em todos os estados brasileiros e perdendo somente para a laranja quando o assunto é exportação.

Doces práticos e saudáveis: receita de cuca de banana integral

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que um brasileiro consome cerca de 25kg de banana por ano. Entre seus benefícios estão a variedade de nutrientes, como a fibra, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de antioxidantes, triptofano e carboidratos.

8 benefícios da banana para o seu bem-estar

Podemos dizer que a banana é uma fruta realmente poderosa e de grande importância para a saúde do corpo todo – tanto físico, quanto mental. Confira oito benefícios que o consumo da fruta dentro de uma dieta balanceada traz para a vida:

Previne doenças cardiovasculares

A banana é rica em potássio, um mineral importante para todas as nossas células, que regula os batimentos cardíacos e garante o funcionamento dos músculos e nervos do corpo todo, inclusive do coração.

O potássio também controla os efeitos do sódio no organismo e, por isso, previne a hipertensão, um dos fatores de risco para infarto e doenças cardíacas.

Ajuda nas funções cerebrais

Consumir banana regularmente ajuda nas atividades do cérebro, como raciocinar, memorizar e manter a concentração. A ingestão adequada de banana também reduz o risco de acidente vascular cerebral, conhecido como derrame.

O responsável por isso é o triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

Auxilia o bom humor

E, por falar em serotonina, está aí mais um poder da banana: melhora o humor e a sensação de bem-estar. Esse hormônio é essencial para o controle da ansiedade e ajuda na prevenção e no tratamento de quadros de depressão.

Melhora o sono

Já falamos que a banana, além de ajudar a nivelar a serotonina, por causa do triptofano, e conter potássio, ainda tem vitamina B6. E esse trio é excelente para mantermos um sono de qualidade. Mais um ponto para ela!

Experimente comer banana na última refeição do dia. Combinada a outros alimentos recomendados para você por um profissional, espere por uma noite de sono profundo.

Traz energia para o corpo e reduz cãibras

Bom-humor e sono tranquilo trazem uma superdisposição e um resultado maravilhoso para a rotina. Mas não é só por esses fatores que a banana é aliada do nosso corpo. Por causa da alta concentração de cálcio, do potássio e do magnésio, ela reduz as dores musculares e, em conjunto com uma boa hidratação, pode evitar as temidas cãibras, um tipo de contração involuntária e dolorosa do músculo associado à deficiência destes nutrientes.

Sua dose de carboidratos também traz bastante energia, por isso, é bem recomendada para alimentação antes da prática de atividades físicas.

Aumenta a saciedade e contribui com a perda de peso

As fibras presentes na banana são capazes de desacelerar o esvaziamento gástrico, trazendo aquela sensação de saciedade. Combinada a outros alimentos também ricos em fibras, como chia ou aveia, pode ajudar ainda mais na perda de peso ou no emagrecimento.

É benéfica para o sistema digestivo

A saciedade é importante, mas existem outras maneiras relevantes de a banana beneficiar o aparelho digestivo. A fruta reequilibra a flora intestinal, ajuda na manutenção da integridade da mucosa intestinal (a parede interna dos intestinos) e reduz a produção de colesterol pelo fígado.

Junto com as fibras, o amido encontrado na banana verde melhora todo o trânsito do intestino. Em situações de diarreia e vômito, por exemplo, perde-se muito potássio. E qual fruta é rica em potássio, mesmo?

Faz bem para a visão

A vitamina A e a vitamina C, ambas encontradas na banana, fazem muito bem para a saúde dos olhos. Uma alimentação carente de vitamina A pode causar um problema ocular chamado nictalopia, conhecido como cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes com baixa luminosidade.

Afinal, a banana é uma aliada contra a diabetes?

A banana verde possui baixo índice glicêmico. Isso significa que o amido contido nela é liberado lentamente no sangue, fazendo com que nosso pâncreas circule uma quantidade menor de insulina. Porém, aqueles que já têm diabetes, devem consumir a fruta com moderação. As porções devem ser orientadas por um nutricionista, afinal, nenhum alimento em excesso faz bem.

Além de diabéticos, pessoas com problemas renais também devem consumir a fruta em menor quantidade, pois o organismo pode não regular o consumo de potássio da forma mais eficiente.

Dicas para consumir banana no dia a dia

Existem vários tipos de banana e todos são benéficos. Entre as variedades tradicionais de banana encontradas no Brasil, estão a banana-prata, banana-maçã, banana-da-terra, banana-ouro, banana-nanica e Pacovan.

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal em uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Aproveite a versatilidade da banana e encaixe o consumo como for melhor no seu dia a dia. Quer começar o dia bem? Coma no café da manhã. Uma sobremesa gostosa e saudável? Opte pela banana. Sempre com equilíbrio, aproveitando todos os seus benefícios e nutrientes!

Fonte: Unimed do Brasil

SHARE