Equipe do programa de Saúde Corporativa da Unimed Paraná reformulou ações, que antes eram presenciais, para atender aos contratantes durante a pandemia
Não é novidade que a pandemia mudou completamente a rotina da sociedade. Da mesma forma, trabalhos anteriormente realizados de maneira presencial precisaram ser remodelados e repensados, se adequando ao momento em que vivemos. Assim foi com a equipe do Programa de Saúde Corporativa da Unimed Paraná que, ao longo do último ano, não pôde realizar ações presenciais voltadas à saúde, como mensurações da pressão arterial, glicemia capilar e IMC.
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O Programa de Saúde Corporativa (PSC) atua diretamente na promoção de saúde, prevenção de doenças e na melhora da percepção das empresas em relação às ações e entregas realizadas pela Unimed Paraná. “A partir de estudos realizados pelo PSC, chamado de screeening de carteira, é possível identificar os beneficiários das contratantes que possuem alguma doença crônica e direcioná-los para o Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas (PGDC) e o Programa de Gerenciamento de Fatores de Risco (PGFR). Dessa maneira, atuamos como uma interface entre as empresas e os programas de saúde da Federação”, detalha o médico e gerente de Atenção à Saúde da Unimed Paraná, Halsey Costa Resende.
Mesmo com mudanças, ações de saúde continuam
Antes de a pandemia se tornar uma realidade do nosso mundo, as equipes da PSC realizavam diferentes ações presenciais nas instalações das contratantes, como as mensurações já citadas anteriormente e orientações em saúde de maneira geral.
A adoção de medidas de distanciamento social e a restrição das ações presenciais, porém, não impediram a equipe de buscar novas maneiras de continuar promovendo hábitos saudáveis para os contratantes, melhorando o conhecimento dos beneficiários sobre situações de risco e doenças. “Elaboramos, em parceria com as áreas de Mercado e de Comunicação, um calendário anual de ‘ações eletrônicas’, em saúde”, explica o médico e gerente de Atenção à Saúde da Federação, Halsey Costa Resende.
Por meio desse calendário, são enviados, mensalmente, materiais explicativos sobre um tema de relevância aos contratantes. Esses conteúdos são divulgados internamente para os respectivos colaboradores, levando informações de qualidade aos beneficiários. “Além disso, periodicamente realizamos webinares em que convidamos especialistas para falarem sobre o tema do mês”, completa.
Além dos materiais enviados, também foi criada uma área dentro do Portal dos Contratantes em que são disponibilizados todos os conteúdos enviados, bem como as gravações dos webinares realizados e demais materiais de saúde, para que as empresas possam consultar e disponibilizar de maneira mais fácil para os colaboradores.